Juliana Modotti, 24/09/2018
Dicas
Fila brasileiro: mais que leal, um verdadeiro cão de guarda
Veja porque esta raça é tão amada e conhecida mundialmente
![Fila brasileiro: mais que leal, um verdadeiro cão de guarda](/thumb/blog/1/780/500/a743b4757875470766b06047ac8c31df.jpg)
Se você procura um cão que, além de leal e amigo, seja também um cão de guarda, então você deve conhecer os cachorros da raça Fila brasileiro. Seu porte varia de grande a gigante e apesar de sua expressão amigável no rosto, sua personalidade revela a imponência desta raça que é capaz de matar ou morrer pelo seu tutor.
Como o próprio nome já sugere (a palavra “filar” significa “agarrar” ou ainda “prender”; “capturar”) o Fila brasileiro é um cão que morde e não solta. Especula-se que sua origem seja provinda do cruzamento entre raças que tinham o hábito de caçar ou pastorear animais de campo, sendo as estruturas ósseas herdadas dos Mastins Ingleses, a pele mole e as orelhas soltas dos Bloodhounds e a força e resistência dos Buldogues.
Diante de suas características únicas, seu porte e sua postura de guarda, os cães desta raça são conhecidos mundialmente, sendo a primeira raça brasileira a conquistar destaque internacional.
Apesar de seu instinto protetor, o Fila brasileiro também é muito companheiro, tranquilo e brincalhão! Porém é preciso sempre tomar cuidado para se aproximar de um deles, pois são cachorros muito ferozes e qualquer movimento brusco pode ser motivo para um ataque. Não por serem agressivos, pelo contrário! O que ocorre é que possuem um instinto de proteção muito aguçado e, por isso, estão sempre em alerta.
Para aproveitar o lado dócil do animal, é importante que você eduque-o desde filhote, e se possível, adestre-o em vários comandos de ordem, que podem ser muito válidos para as horas em que chegam visitas ou alguém diferente da convivência diária, por exemplo. Tornar todos os membros da casa familiar ao animal, também é um ponto fundamental, assim, você evita que ele avance em alguém, subitamente.
E é por esse super instinto de proteção que o Fila Brasileiro acaba levando a fama de ser uma ração perigosa. Eles estão sempre em alerta e deixam a desejar um jeito frio ou “durão”, porém, são animais fiéis e sentimentais, principalmente com as crianças, e por isso mesmo, acabam cativando ainda mais nossos corações.
Dicas para o bem- estar de um Fila brasileiro
Alguns cuidados contribuem muito para a saúde de um Fila brasileiro. Por serem animais de grande porte, a prática de exercícios físicos contam muito no gasto de energia e no desenvolvimento de seu corpo e sua mente. Uma vez voltados instintivamente à guarda e à proteção, deixá-los parados pode torná-los depressivos ou agressivos. Por isso, se você costuma caminhar ou correr, leve seu animal com você nesta prática!
Outro cuidado que deve ser levado em consideração é o espaço onde o seu Fila vai viver. É preferível mantê-los em lugares espaçosos, de preferência com terra ou grama para que possam explorar, caçar e até correr. Chácaras, sítios, ou um grande quintal são ideais, mas caso não seja possível, procure sempre passear com o seu companheiro em parques e lugares abertos. Assim, ele será um animal mais feliz e relaxado!
Leia também
![Leishmaniose pode matar meu cachorro?](/thumb/blog/1/380/245/3e97f28e05331950e251234395d9fd93.png)
Leishmaniose pode matar meu cachorro?
A leishmaniose é uma doença grave que pode ser fatal para cães se não for tratada adequadamente....
Juliana Modotti, 11/09/2024
![Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?](/thumb/blog/1/380/245/b7274d1bdf3facaa1b3b919ffb86eb61.jpg)
Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?
Leia o que se sabe sobre o último estágio da vida de um pet
Juliana Modotti, 13/06/2024
![Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos?](/thumb/blog/1/380/245/41ff87e4c68d5b4bd71c35f7bf86b8ea.jpg)
Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos?
A castração é um procedimento simples e que pode ajudar a melhorar a saúde do seu pet.
Juliana Modotti, 11/06/2024