Juliana Modotti , 18/09/2018
Dicas
Para ajustar a rotina da casa de forma que fique bom para tutor e felino, procure estipular hora para tudo! Comer, brincar e dormir são compromissos fundamentais para a saúde de seu pet, por isso, se for possível, reserve um tempo para estar com ele nestes momentos.
Como ajustar a rotina do seu gato à sua?
Educar seu felino aos seus horários é fundamental para a qualidade da relação

Se você já possui ou quer vir a possuir um gato, é bom saber que estes animais são territorialistas e sentem-se os donos do ambiente. Por isso, se você não tomar as rédeas da convivência, é possível se tornar uma espécie de “escravo” da relação. Isso porque os gatos são animais de personalidade, intrínsecos e dificilmente vão parar de chamar sua atenção. E vale de tudo: tapinhas nas coisas em cima do balcão, subir na prateleira, dar mordidinhas no seu nariz, ou as vezes ser insistente no miado.
Se você costuma passar por isso, cuidado! É possível que seu felino já esteja determinado a ajustar a rotina de ambos conforme as necessidades deles. Por isso, algumas dicas são importantes para que você não caia nesse jogo! Afinal, é você quem precisa ajustar a rotina dele à sua!
Ajustar a rotina do comer, brincar e dormir
Para ajustar a rotina da casa de forma que fique bom para tutor e felino, procure estipular hora para tudo! Comer, brincar e dormir são compromissos fundamentais para a saúde de seu pet, por isso, se for possível, reserve um tempo para estar com ele nestes momentos.
Outra dica é brincar com seu gatinho sempre que possível! Afinal, além de ser ótimo para ele gastar energia, correr atrás de ratinhos de plástico e tentar pegar varinhas são excelentes para deixar qualquer gato mais feliz, inclusive você também! Isso porque estudos mostram que tutores de pets são pessoas menos propensas à depressão e outros problemas emocionais.
Observar seu gato comendo e procurar dar água corrente são outras ações que farão você passar mais tempo com seu pet e, automaticamente, criar uma rotina com ele no que diz respeito à alimentação.
Sobre os gatos que costumam pedir comida fora de hora, o correto é não ceder, por mais difícil que seja. Esta será a melhor forma de ele entender que existe a hora certa para comer e que não adianta insistir. Caso você dê a ração, vai parecer que concorda com o gesto e seu gato vai entender que tudo bem pedir de novo, criando um mau hábito que atrapalha na formação de uma rotina harmoniosa.
Outro fator que pode atrapalhar a ajustar a rotina é a ideia de que gatos são seres noturnos e que ficam pelas ruas a noite toda. Na verdade, os felinos tendem a ter mais disposição no amanhecer e ao anoitecer e, na maioria das vezes, gostam mesmo é de passar a noite tomando o seu espaço na cama, ronronando e afofando seu travesseiro.
Então, aproveite destes momentos deliciosos e curta seu felino da melhor forma: adaptando-o às suas demandas, regras, horários e rotina no geral! Educar seu pet é o primeiro passo para uma relação mais saudável e divertida para ambos!
Leia também

Será que existe ansiedade em gatos? Saiba aqui!
Os felinos possuem fama de serem independentes e desapegados, mas saiba que a ansiedade também...
Juliana Modotti , 16/05/2023

Como identificar a depressão em pets? Saiba aqui!
Os animais de estimação também podem sofrer com a doença; por isso os tutores precisam ficar em...
Juliana Modotti , 09/05/2023

Receitas de Páscoa para pets: veja opções deliciosas pro seu bichinho
A Páscoa está chegando e, com ela, a expectativa das pessoas em aproveitarem a data com os...
Juliana Modotti , 05/04/2023