Obesidade em cães e gatos: como evitar? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti , 13/09/2018 Dicas

Obesidade em cães e gatos: como evitar?

Alimentação balanceada e a prática de atividades contribuem para a saúde de seu animal
Obesidade em cães e gatos: como evitar?

 
A obesidade em cães e gatos é um problema para os tutores.
Cuidar do peso e da aparência de seus pets é muito importante, porém, mais relevante é pensar na saúde de seus bichos, pois, assim como os seres humanos, eles podem apresentar diabetes, problemas respiratórios e cardiovasculares devido ao alto índice de gordura no corpo. 
 
Oferecer uma alimentação balanceada, seguir as recomendações do veterinário sobre a prática de atividades físicas e proporcionar momentos de lazer brincando com seu pet, podem fazer toda a diferença positiva na hora de controlar a sua “fominha”.
 
Isso porque, muitas vezes, os animais acabam comendo a mais do que o necessário por pura ansiedade, tédio ou para chamar a sua atenção. Eles são insistentes e gulosos e fazem de tudo até você “obedecê-los” e dar mais ração ou qualquer outro alimento. É preciso estar atento a esse comportamento, pois muitas vezes não é fome, mas sim uma maneira errada de o animal interagir com o seu tutor. Evite alimentar seu animal nestas horas e procure sempre manter o mesmo horário das refeições. Isso o ajudará a evitar a obesidade em cães e gatos
 
Preste atenção ainda na quantidade de cada refeição, pois os gatos têm o hábito de comer várias vezes ao dia, então o ideal é fracionar para que no total seja equivalente à idade e ao tamanho dele. Por exemplo, um gato de 2 Kg deve comer a média diária de 25 a 40 gramas de ração. Já um gato de 3 Kg, deve consumir no máximo 50g. de ração por dia. 
 
Já os cães, costumam fazer duas refeições ao longo do dia. A quantidade também depende do peso e da fase da vida. Caso seja adulto, a média para cada refeição é de 2,5% a 4% do seu peso.  Porém, deve-se levar em consideração o quanto seu animal gasta de energia. Se for um animal ativo, é bom aumentar um pouco a quantidade de ração. 
 
Dica: para saber se seu animal está obeso, meça o peso ideal com o peso real. Se o peso real exceder em 30% o peso ideal, então é sinal de que seu pet já não está saudável. Agora, se o valor do peso real exceder de 10 a 20% do peso ideal, então seu pet está na situação de sobrepeso. 
 
Independente das indicações apontadas aqui, o ideal é que você peça a orientação de um veterinário, levando em consideração todas as necessidades nutricionais para o seu animal ter uma vida sadia e longa.