Quais os problemas comportamentais mais comuns entre os cães? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti , 11/09/2018 Dicas

Quais os problemas comportamentais mais comuns entre os cães?

Entender seu animal é o primeiro passo para solucionar o problema
Quais os problemas comportamentais mais comuns entre os cães?

Latir, morder coisas, pular nas pessoas, perseguir bicicletas e carros, rosnar e mostrar os dentes. Estes são alguns dos problemas comportamentais mais comuns entre os cães, porém, são atitudes inadequadas e podem indicar algo errado no  emocional ou na saúde de seu pet. É preciso estar atento aos sinais, pois muitos tutores não sabem o que fazer para corrigir seus cães e torná-los mais obedientes. Com a ajuda de um adestrador profissional, atrelado às orientações de um médico veterinário de confiança, seu animal pode aprender a ter “bons modos” e abandonar estes maus hábitos rapidamente.
 
O mais importante é tomar as medidas corretas e entender seu animal, ao invés de dar comandos de ordem, gritar ou brigar. Afinal, compreender a raiz do problema é o melhor caminho para tratar e prevenir comportamentos inadequados. Para ajudar, trouxemos uma listinha de ações que você pode seguir. Confira! 
 

Evitando os problemas comportamentais mais comuns entre os cães:

 
  • Latido
Latido em excesso é considerado um dos problemas comportamentais mais comuns entre os cães, exceto em caso de resposta a outros latidos, em caso de alerta ou excitação (em brincadeiras, por exemplo). Se seu cão late muito fora desses momentos, pode ser que o animal esteja em busca de atenção, com ansiedade ou entediado. Procure interagir mais com ele, seja conversando, passeando ou brincando com alguns objetos. 
 
 
 
  • Mordidas e mastigação de objetos
 
Normalmente os cães desenvolvem este hábito porque os dentes estão crescendo, querem atenção, estão entediados ou ainda, por medo de algo ou alguém. Uma forma de resolver e tentar educá-lo, é oferecer um petisco em troca do objeto em sua boca e sempre usar a mesma palavra de ordem, como por exemplo, “solta!”. Outro jeito simples para conter este problema é oferecer objetos voltados para a mordeção, tal como osso, e promover atividades físicas em ar livre.
 
 
  • Cavar a grama ou terra
 
Os cães costumam escavar a terra por uma questão de instinto, mesmo assim, é preciso estar atento aos motivos pelo qual ele está cavando um buraco e qual o contexto. Por ser um gesto aparentemente comum no universo dos pets, acabamos não dando muita importância, mas assim como esconder um brinquedo, a escavação por parte dos cães também pode ser um sintoma de excesso de energia, ansiedade ou medo. 
 
 
  • Perseguição 
 
Por ser mais uma demonstração de instinto predatório, é muito comum um cão perseguir coisas em movimento, como um carro, por exemplo. Mesmo assim, é melhor ensinar o seu cão a não ter este comportamento, uma vez que pode ser perigoso e trazer consequências. Uma dica é manter seu animal em coleira quando for passear, assim, mesmo que ele queira perseguir outro animal, pessoa, bicicleta ou carro, você terá em suas mãos o comando para ele parar. Outra forma de evitar esta situação é treinar seu cão a ouvir e a obedecer quando você chama. Usar um apito para chamar a atenção dele pode ajudar.
 
 
  • Pular nas pessoas 
 
Quem é que nunca foi pego desprevenido por um salto canino e ficou com uma marca de patinha no meio das calças? Apesar de aparentemente ser um sintoma de alegria, principalmente quando falamos de filhotes, o salto é um sintoma de que seu cão quer chamar a atenção, por isso, a melhor forma de fazê-lo parar é ignorando-o. Não gesticule, não fale com ele e nem faça contato visual. Ficar imóvel irá fazê-lo relaxar a parar de pular em cima de você. Nessa hora, recompense-o com um petisco para que ele entenda que esta é a atitude esperada por você. 
 
 
  • Xixi e cocô fora do lugar 
 
Um dos problemas comportamentais mais comuns entre os cães, e com certeza um dos mais frustrantes para os tutores, é quando seu cãozinho acha que pode evacuar em qualquer lugar de casa ou na casa de alguém. Caso este comportamento não esteja atrelado a nenhum problema de saúde, pode ser que esteja relacionado ao emocional, ou seja, excitação, marcação territorial, ansiedade ou busca de atenção. Um método que ajuda a evitar esta situação é manter o “banheiro” do seu cão sempre limpo e no mesmo lugar, ou seja, incentive ele a sempre fazer no mesmo espaço. Vale lembrar que filhotes até 12 meses têm como natureza fazer suas necessidades em locais diferentes, então, grandes frustrações nestes casos são desnecessárias.