Juliana Modotti , 11/09/2018
Dicas
Quais os problemas comportamentais mais comuns entre os cães?
Entender seu animal é o primeiro passo para solucionar o problema

Latir, morder coisas, pular nas pessoas, perseguir bicicletas e carros, rosnar e mostrar os dentes. Estes são alguns dos problemas comportamentais mais comuns entre os cães, porém, são atitudes inadequadas e podem indicar algo errado no emocional ou na saúde de seu pet. É preciso estar atento aos sinais, pois muitos tutores não sabem o que fazer para corrigir seus cães e torná-los mais obedientes. Com a ajuda de um adestrador profissional, atrelado às orientações de um médico veterinário de confiança, seu animal pode aprender a ter “bons modos” e abandonar estes maus hábitos rapidamente.
O mais importante é tomar as medidas corretas e entender seu animal, ao invés de dar comandos de ordem, gritar ou brigar. Afinal, compreender a raiz do problema é o melhor caminho para tratar e prevenir comportamentos inadequados. Para ajudar, trouxemos uma listinha de ações que você pode seguir. Confira!
Evitando os problemas comportamentais mais comuns entre os cães:
- Latido
Latido em excesso é considerado um dos problemas comportamentais mais comuns entre os cães, exceto em caso de resposta a outros latidos, em caso de alerta ou excitação (em brincadeiras, por exemplo). Se seu cão late muito fora desses momentos, pode ser que o animal esteja em busca de atenção, com ansiedade ou entediado. Procure interagir mais com ele, seja conversando, passeando ou brincando com alguns objetos.
- Mordidas e mastigação de objetos
Normalmente os cães desenvolvem este hábito porque os dentes estão crescendo, querem atenção, estão entediados ou ainda, por medo de algo ou alguém. Uma forma de resolver e tentar educá-lo, é oferecer um petisco em troca do objeto em sua boca e sempre usar a mesma palavra de ordem, como por exemplo, “solta!”. Outro jeito simples para conter este problema é oferecer objetos voltados para a mordeção, tal como osso, e promover atividades físicas em ar livre.
- Cavar a grama ou terra
Os cães costumam escavar a terra por uma questão de instinto, mesmo assim, é preciso estar atento aos motivos pelo qual ele está cavando um buraco e qual o contexto. Por ser um gesto aparentemente comum no universo dos pets, acabamos não dando muita importância, mas assim como esconder um brinquedo, a escavação por parte dos cães também pode ser um sintoma de excesso de energia, ansiedade ou medo.
- Perseguição
Por ser mais uma demonstração de instinto predatório, é muito comum um cão perseguir coisas em movimento, como um carro, por exemplo. Mesmo assim, é melhor ensinar o seu cão a não ter este comportamento, uma vez que pode ser perigoso e trazer consequências. Uma dica é manter seu animal em coleira quando for passear, assim, mesmo que ele queira perseguir outro animal, pessoa, bicicleta ou carro, você terá em suas mãos o comando para ele parar. Outra forma de evitar esta situação é treinar seu cão a ouvir e a obedecer quando você chama. Usar um apito para chamar a atenção dele pode ajudar.
- Pular nas pessoas
Quem é que nunca foi pego desprevenido por um salto canino e ficou com uma marca de patinha no meio das calças? Apesar de aparentemente ser um sintoma de alegria, principalmente quando falamos de filhotes, o salto é um sintoma de que seu cão quer chamar a atenção, por isso, a melhor forma de fazê-lo parar é ignorando-o. Não gesticule, não fale com ele e nem faça contato visual. Ficar imóvel irá fazê-lo relaxar a parar de pular em cima de você. Nessa hora, recompense-o com um petisco para que ele entenda que esta é a atitude esperada por você.
- Xixi e cocô fora do lugar
Um dos problemas comportamentais mais comuns entre os cães, e com certeza um dos mais frustrantes para os tutores, é quando seu cãozinho acha que pode evacuar em qualquer lugar de casa ou na casa de alguém. Caso este comportamento não esteja atrelado a nenhum problema de saúde, pode ser que esteja relacionado ao emocional, ou seja, excitação, marcação territorial, ansiedade ou busca de atenção. Um método que ajuda a evitar esta situação é manter o “banheiro” do seu cão sempre limpo e no mesmo lugar, ou seja, incentive ele a sempre fazer no mesmo espaço. Vale lembrar que filhotes até 12 meses têm como natureza fazer suas necessidades em locais diferentes, então, grandes frustrações nestes casos são desnecessárias.
Leia também

Será que existe ansiedade em gatos? Saiba aqui!
Os felinos possuem fama de serem independentes e desapegados, mas saiba que a ansiedade também...
Juliana Modotti , 16/05/2023

Como identificar a depressão em pets? Saiba aqui!
Os animais de estimação também podem sofrer com a doença; por isso os tutores precisam ficar em...
Juliana Modotti , 09/05/2023

Receitas de Páscoa para pets: veja opções deliciosas pro seu bichinho
A Páscoa está chegando e, com ela, a expectativa das pessoas em aproveitarem a data com os...
Juliana Modotti , 05/04/2023