Quero mais um pet: como adaptá-lo aos animais da casa? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti , 04/09/2018 Dicas

Quero mais um pet: como adaptá-lo aos animais da casa?

Adotar um pet filhote ou na fase adulta requer alguns cuidados além de muita atenção
Quero mais um pet: como adaptá-lo aos animais da casa?

 
Se você já possui algum animal e está pensando em adotar mais um pet para a família, seja cão, gato ou os dois ao mesmo tempo, é preciso levar algumas dicas em consideração para preservar a integridade física e psicológica deles. Isso porque a introdução de mais um pet na casa, requer cuidados, paciência e muita atenção, pois a presença de um “ser estranho” pode gerar mudança de comportamento, ciúmes entre outros conflitos naturais do período de adaptação.
 
Ideal mesmo é você conseguir criar gato e cachorro juntos desde filhotes! Desta forma eles não irão se estranhar, pelo contrário, a probabilidade de se verem como irmãos é muito grande. Isso acontece porque crescendo juntos, eles não terão que disputar território, tão pouco a sua atenção. Diferente do que acontece quando um animal já está estabelecido em seu lar e, de repente, chega um novo membro na família, ganhando toda a atenção e cuidado dos tutores. 
 
 

Mas afinal, o que fazer na hora de adotar mais um pet? 

 
Sabendo que nem sempre é possível adotar pets com a mesma idade, tampouco quando ainda são filhotes, devemos considerar alguns fatores na hora de apresentar estes animais um ao outro. Confira abaixo algumas dicas!
 
 
  • Gato filhote com cão adulto na casa: 
 
Aqui é preciso ter um cuidado redobrado caso o cão seja um pouco estabanado ou agitado demais, para não fazer brincadeiras que possam machucar ou ainda, irritar o gatinho. Se o cão for muito agressivo, melhor é manter a distância e ir trabalhando com cheiros e breves visitas pela fresta da porta. 
Certifique-se de que seu cão seja obediente e respeite aos seus comandos. Assim, você será capaz de controlá-lo, evitando problemas quando ele se encontrar com o gato pela primeira vez. 
Uma boa técnica é associar este encontro com coisas positivas para o cachorro, como por exemplo, dar um carinho e um petisco na hora da apresentação. Brinquedinhos também são bem vindos. Desta forma, o seu cão associa a presença do gato a algo positivo para ele. 
Lembrando que a supervisão neste período é muito importante, pois nunca se sabe quando os ânimos irão se aflorar.
 
 
  • Cão filhote com gato adulto na casa: 
 
Os gatos são mais “frios” por serem mais independentes. Por conta de sua personalidade, acabam relutando um pouco na hora de interagir com um novo animal em seu ambiente. Associar a chegada do novo cão com coisas positivas aos gatos - como citamos no exemplo anterior para com os cães - também funciona. O importante aqui é criar situações de bem-estar para o felino associar a presença do cão como algo positivo para ele. Petiscos, brinquedos e brincadeiras, além de um bom carinho são alguns caminhos.
No caso de ataque, ou estranhamento contínuo, não queira corrigir o gato, tão pouco altere seu tom de voz para não causar traumas ou má associação ao cachorrinho. Apenas vá protelando o encontro e separando em caso de ataques. 
 
 
  • Cão adulto com gato adulto na casa: 
 
Aqui você precisará de muita paciência pois os dois animais já possuem personalidade e o gato, que possui perfil territorialista, se vê como dono da casa. Além disso, o cão que está sendo adotado na fase adulta, com certeza passou por situações não muito agradáveis para chegar neste novo lar (o próprio transporte, apesar de não ser um problema, já causa estresse nos animais, por isso,  já serve como uma situação desconfortável).
Uma dica para estas situações é esperar alguns dias para apresentá-los e, neste período, ir trabalhando com os cheiros um do outro. Pegue um lencinho, deixe com o cachorro e  depois leve para o gato e vice-versa. Vá conversando, verbalizando a presença de outro pet na casa, apresente aos poucos, através de fresta da porta e lembre-se de associar emoções positivas quando colocá-los frente a frente.
Caso eles se estranhem, é natural, pois precisam ganhar confiança um no outro, mas com o tempo, eles se acostumam. O mais importante é tratá-los com muito amor e carinho neste período e evitar comandos agressivos da parte dos tutores para com o animal da casa, o gato.
 
 
  • Gato adulto com cão adulto na casa:
 
 Mesma situação do item anterior, porém, os cachorros são mais alegres e estabanados, enquanto os gatos são mais reservados e independentes. Num primeiro momento, evite o contato, pois o gato estará estressado com a chegada num ambiente diferente o qual não está acostumado, sentindo a necessidade de dominar o novo lar. Deixe- o se sentir no comando e vá soltando ele pela casa aos poucos, com o cachorro trancado. Assim, ele sentirá o cheiro do cachorro e já irá entender a presença de um outro animal na casa. 
Quando for apresentá-lo ao seu cão, segure o cachorro para que não corra o risco de cheirar o gato e levar uma “patada”.
 
Se nada destas dicas funcionar com você e seu novo pet, uma alternativa é contratar um adestrador profissional para ajudá-los neste processo de adaptação. Adotar mais um pet é sempre uma alegria para qualquer família, então, aproveite este momento de forma a não causar traumas nem para eles, nem para os tutores.