Tem algum problema dar só um pedacinho para eles? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Luciana Bataglia, 29/01/2024 Dicas

Posso dar só um pedacinho de comida para meu cachorro ou gato?

Será que posso dar só um pedacinho de comida para meu cachorro ou gato? Leia mais e saiba o que eles não podem comer.
Posso dar só um pedacinho de comida para meu cachorro ou gato?

Toda vez que você vai comer pensa: "só um pedacinho não vai fazer mal?". Essa é uma grande dúvida de todos os tutores de pet. Hoje vamos responder com detalhes a esse questionamento. Conheça os alimentos que são proibidos para os pets.

Podemos dar só um pedacinho?

Nossos bichinhos são seres muito amados que trazem felicidade e harmonia para qualquer ambiente. Sempre queremos agrada-los e quando vamos comer sempre pensamos em dar só um pedacinho do que estamos comento para que eles fiquem felizes e abanem os rabinhos. Alguns alimentos humanos são permitidos, mas você sabe o que pode dar para eles?

Chocolate

O chocolate, embora seja uma delícia para os humanos, contém teobromina, uma substância semelhante à cafeína, que é tóxica para os cães. Por isso, nesse caso, só um pedacinho pode causar vômito, diarreia, sede excessiva, tremores, convulsões, alterações cardíacas e até intoxicação.

Por isso é importante que todos os tutores de pet saibam que o chocolate é como um veneno para a maioria dos pets. Evite dar e seja cuidadoso com pedaços que possam cair no chão, pois a ingestão dele pode ser fatal para o seu animalzinho.

Bebidas alcoólicas

Muitos acham divertido oferecer bebidas alcoólicas aos seus pets, mas isso pode levar a vômitos, diarreia, alterações no sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até morte. Por isso, é preciso ser muito consciente e entender que se o álcool já faz muito mal para o organismo humano, imagine para os bichinhos, que são menores e não têm consciência do que estão ingerindo.

Macadâmia

Você sabia que a macadâmia contém uma toxina que afeta os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães? Mesmo em pequenas quantidades, pode ser fatal, causando tremores musculares, fraqueza, paralisia, vômitos, temperatura elevada e taquicardia. Além disso, sempre é bom evitar amêndoas, nozes e alimentos do mesmo grupo.

Alho, cebola e temperos

Estes temperos comuns podem destruir as células vermelhas do sangue dos cães e gatos, levando à anemia. Em grandes quantidades, causam intoxicação, com sintomas como fraqueza, vômitos e falta de apetite. 

Quando estamos cozinhando, os pet adoram o cheirinho de olho, cebola e temperos, entretanto, resista à tentação de agradar o seu animalzinho para não precisar acabar tendo que fazer uma visita ao veterinário.

Café ou chás com cafeína

A ingestão de cafeína pode ser fatal para os cachorros e gatinhos, causando agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares, convulsões e sangramentos. Além disso, em alguns casos, os bichinhos podem ter até convulsões.

Tome cuidado também com o pó do café, pois ele é até mais concentrado e com pouca quantidade ingerida, um estrago enorme pode acontecer.

Ossos

As pessoas acham que dar ossos para os pet podem deixá-los mais felizes. Eles são saborosos e como são firmes, podem até ser um diversão para os bichinhos. Porém, eles podem causar lesões nos dentes e boca, além de problemas estomacais.

Existem também o risco de que o osso quebrado possa machucar o bichinho internamente e seja necessário fazer uma cirurgia de emergência.

Frutas

Algumas frutas são muito perigosas para os bichinhos. É o caso da uva, que contém substâncias que podem causar insuficiência renal em cães e gatos. Além disso, existem outras frutas que podem ser também bastante prejudiciais para os pet, mesmo que ingerindo só um pedacinho.

Abacate, Carambola, laranja, limão, cereja damasco, coco, açaí e figo são exemplos de frutas que podem fazer mal para os animais. Evite oferece-las e tome cuidado para que não caiam no chão quando você for comer.

Doces adoçados com açúcar ou adoçante

Os bichinhos também não podem comer doces de nenhum tipo. O açúcar causa obesidade, que também é um risco para os humanos. Ela pode trazer inúmeros problemas para os pet, como diabetes, problemas dentários e articulares. Além disso, seu consumo também pode causar diarréia, vômito e alterar o comportamento dos animais.

O xilitol, presente em muitos doces, aumenta a insulina no corpo do cão, podendo causar insuficiência hepática. Os sintomas incluem vômitos, letargia e convulsões.

Leite e derivados

Cães e gatos são intolerantes à lactose. Como eles não conseguem digerir o açúcar do leite, podem apresentar diversos sintomas que causam problemas em seu organismo. Em cães adultos, leite e derivados podem causar diarreia, pedras nos rins e problemas digestivos.

Só um pedacinho pode fazer mal?

Embora seja tentador compartilhar nossa comida com nossos amigos de quatro patas, é importante estar ciente dos riscos que certos alimentos representam para eles. O cuidado com a alimentação ajuda na prevenção de doenças. Sempre que tiver dúvidas sobre o que é seguro para seu cão comer, consulte um veterinário