Como escolher a ração ideal para o seu pet: dicas essenciais | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Giovanna Beneton, 26/11/2024 ração

Como saber a melhor ração para o meu pet?

Escolher a ração ideal para seu pet pode parecer uma tarefa simples, mas existem muitos fatores a serem considerados.
Como saber a melhor ração  para o meu pet?

Escolher a ração ideal para seu pet pode parecer uma tarefa simples, mas existem muitos fatores a serem considerados para garantir que seu animal receba a alimentação adequada às suas necessidades nutricionais. 
 

1. Considere a idade do seu pet

  • Filhotes: Precisam de uma alimentação rica em proteínas, cálcio e outros nutrientes essenciais para garantir o crescimento saudável. As rações para filhotes geralmente têm mais calorias para suportar o alto nível de energia necessário nesta fase.

  • Adultos: A ração para pets adultos deve ser balanceada, contendo todos os nutrientes essenciais para manter a saúde sem promover ganho excessivo de peso.

  • Idosos: Pets mais velhos têm metabolismos mais lentos e, muitas vezes, precisam de rações com menos calorias e ingredientes que auxiliem na saúde das articulações e no funcionamento do sistema digestivo.

2. Avalie o porte e a raça do seu pet

  • Cães de raças pequenas: Geralmente, raças menores têm metabolismo mais rápido e precisam de rações com mais calorias por quilo de peso corporal. Além disso, o tamanho dos grãos da ração é importante para facilitar a mastigação.

  • Cães de raças grandes: Raças maiores têm tendência a desenvolver problemas articulares, por isso as rações para esses cães muitas vezes incluem suplementos como glucosamina e condroitina para ajudar na saúde das articulações.

  • Gatos de raças específicas: Algumas raças de gatos, como o Maine Coon, têm necessidades nutricionais especiais devido ao seu grande porte, enquanto gatos persas podem precisar de rações que ajudem na manutenção de seus pelos longos.

3. Ingredientes: a qualidade importa

A leitura dos ingredientes da ração é fundamental para garantir que você está fornecendo ao seu pet uma alimentação saudável e nutritiva. Rações de boa qualidade tendem a ter fontes de proteínas de alta qualidade, como carne, frango ou peixe, como os primeiros ingredientes listados.

  • Proteínas: São os principais nutrientes para cães e gatos, e devem ser de fontes animais de boa qualidade. Evite rações que listam subprodutos como primeira fonte de proteína.

  • Carboidratos: Embora os pets precisem de proteínas como principal componente de sua dieta, os carboidratos também são importantes para fornecer energia. Opte por rações que utilizem carboidratos de fácil digestão, como arroz e batata-doce.

  • Vitaminas e minerais: São essenciais para a saúde do pet e devem estar presentes em qualquer ração de qualidade. Eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico, manter ossos e dentes fortes e melhorar a função cerebral.

4. Rações secas, úmidas ou mistas?

Outro ponto a ser considerado é o tipo de ração que você vai oferecer. Existem três principais tipos de alimentação para pets: ração seca, ração úmida e uma combinação de ambas.

  • Ração seca: É a mais comum e ajuda na limpeza dos dentes e no controle do tártaro, além de ser mais prática para armazenamento. É uma excelente escolha para a maioria dos pets.

  • Ração úmida: Geralmente mais palatável, a ração úmida é indicada para pets com problemas dentários ou que precisam de maior ingestão de água. No entanto, pode ser mais cara e menos eficiente na limpeza dos dentes.

  • Combinação de ração seca e úmida: Oferecer uma combinação das duas pode ser uma boa maneira de proporcionar ao seu pet uma alimentação variada e equilibrada, unindo os benefícios de ambas as opções.