Adestrar um pet em casa é possível? Confira algumas dicas! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Clickweb, 14/08/2018 Dicas

Adestrar um pet em casa é possível? Confira algumas dicas!

O adestramento de cães é uma atividade que vem crescendo devido a busca pela facilidade de criar um animalzinho. Entretanto, o negócio ainda é um pouco caro e muitos donos acabam fazendo isso em casa e com as ferramentas que têm. Por isso, saiba agora como adestrar um pet com dicas que vão facilitar o seu dia a dia. Vamos lá?
Adestrar um pet em casa é possível? Confira algumas dicas!

Adestrar um pet

 
Adestrar um pet pode não ser a tarefa mais simples e é preciso ter paciência e cuidado para preservar a saúde e o entendimento do animal sobre aquilo que você está tentando ensinar.
 
O ideal é começar o adestramento quando o pet ainda é filhote, pois torna o processo todo mais fácil e rápido, mas é possível ensinar cães depois de adultos com um pouco mais de tempo e dedicação.
 
- Petiscos
 
Dar petiscos é uma das formas mais rápidas de adestrar um pet e promete maior resultado. Para que a técnica funcione, você precisa garantir que o pet goste do petisco e precisa agir rápido.
 
Se estiver tentando ensinar o cachorro a sentar ou dar a pata, por exemplo, dê o petisco logo em seguida à ação e repita a atividade. Se você demorar para dar o petisco ou der antes do comando, o seu cão não vai entender o que você quer.
 
- Tom de voz
 
Se os cães entendem ou não o que você diz, ainda é um mistério, mas é comprovado que eles entendem o tom de voz que você usa. Então, nada de amolecer na hora de dar um comando ou bronca, assim como saber a hora de conversar e agradar o bichinho.
 
Os pets são inteligentes e percebem se o comando vem com um tom de voz fraco ou não e, por isso, é comum que eles abaixem a cabeça ou até deitem quando levam uma bronca de verdade.
 
 
- Água e barulhos
 
Uma técnica muito usada para adestrar um pet, principalmente para eles pararem de fazer algo, é usar um borrifador de água (com cuidado para não acertar o focinho). 
 
Vale dizer que essa técnica não vai funcionar se o seu pet gosta ou simplesmente não se importa com água. Também não é indicada para cães com muito pelo, já que é você quem vai acabar secando.
 
Nesses casos, o indicado é colocar moedas em uma lata fechada e balançar quando ele fizer algo errado.
 
- Explique o que você quer
 
Para começar o adestramento, mostre para o animal o que você quer que ele faça. Um exemplo, é tocar na pata quando começar o treinamento de “dar a pata” ou deitar ele quando for esse o comando.
 
- Não mude as regras e use as mãos
 
Mudar as regras, palavras de comando ou tom de voz no meio do adestramento só vai fazer com que o seu cão fique confuso e não consiga aprender nada. 
 
Além disso, os cães estão sempre observando o que você faz com as mãos e essa pode ser uma ferramenta valiosa para o início do adestramento.
 
A dica é sempre usar comandos curtos e simples junto com o movimento das mãos e tentar usar um tom de voz direto.
 
 
- Conclusão
 
Para garantir que o seu pet tenha o melhor adestramento, é preciso ter paciência para ensinar e, principalmente, saber que pode demorar algum tempo para começar a ter sucesso.
 
Então, não desista do seu pet e invista em dedicação, comandos simples, avanços pequenos e petiscos.