Quando realizar a limpeza de tártaro nos cachorros? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Luciana Bataglia, 20/02/2024 Saúde

Quando realizar a limpeza de tártaro nos cachorros?

Descubra como e quando fazer a limpeza de tártaro do jeito certo no seu cão para cuidar da saúde bucal do seu pet da melhor forma
Quando realizar a limpeza de tártaro nos cachorros?

A limpeza de tártaro em pets possui um papel crucial na saúde bucal do seu animal e contribui para o bem-estar em geral do seu cão. Portanto, saiba detalhes sobre o procedimento, descubra a importância de fazer do jeito certo, além de saber quando fazê-la.
 

O que é a limpeza de tártaro?

Limpeza de tártaro nos cães é um processo pensado para remover os depósitos de placa bacteriana dos dentes do animal. Nesse sentido, é um processo veterinário, que exige alguns cuidados para não afetar:

  • o bem-estar do animal;

  • a dentição;

  • saúde da gengiva.

Isso porque, com o tempo, se a placa não for removida, ela se transforma em tártaro que, como consequência, se espalha e se estende para as outras regiões na boca do seu pet, até mesmo abaixo da linha da gengiva.
 

O que é o tártaro nos pets?

De modo geral, o tártaro é uma acumulação mineral dura que se forma nos dentes dos cães devido à mineralização da placa bacteriana, uma camada pegajosa que se desenvolve quando partículas de alimentos se misturam com as bactérias na boca do cão.

Por sua vez, se forma e enrijece e, caso não seja tratada, pode até mesmo atrapalhar na mastigação do animal e causar dores.
 

Para que serve a limpeza de tártaro em cães?

A limpeza de tártaro em cães permite remover acúmulos de placa bacteriana e tártaro que se formam nos dentes e gengivas. Por isso, esse processo não só melhora a saúde bucal, mas também previne uma série de problemas, que incluem:

  • a gengivite;

  • mau hálito;

  • perda dentária;

  • dor e desconforto.

Além disso, a limpeza possibilita evitar complicações sistêmicas ligadas à saúde oral precária. Portanto, é ideal cuidar para que isso não ocorra com o seu pet.
 

Qual é a importância da limpeza regular de tártaro?

Fazer a limpeza regular de tártaro é essencial para prevenir doenças bucais, como gengivite e periodontite, que podem levar à perda dos dentes e a infecções.

Da mesma forma, os cães com saúde bucal adequada tendem a ter um melhor apetite, mastigação adequada e, como consequência, uma melhor digestão, o que promove seu bem-estar geral.

Enfim, ainda previne problemas sistêmicos, já que a saúde bucal precária em cães pode estar ligada a doenças cardíacas e renais, por exemplo. Por isso, a limpeza ajuda a reduzir esses riscos.
 

Como evitar a formação de tártaro?

Existem alguns cuidados a se tomar para evitar ou diminuir, ao menos, a formação de tártaro e placa na boca dos seus pets, como escovar seus dentes de forma regular. Para isso, comece aos poucos e com o cão ainda filhote, para que ele se acostume.

Você pode ainda comprar brinquedos mastigáveis ideais para cães, mais ainda aqueles feitos para promover a saúde dental, bem como:

  • uma dieta específica;

  • suplementos dentários;

  • fazer exames regulares.

Agende também consultas dentárias regulares com um veterinário de confiança para cuidar do seu pet. Isso porque, esse procedimento é crucial para remover o tártaro e a placa bacteriana que não podem ser eliminados por métodos caseiros.
 

Quais são as vantagens da limpeza de tártaro em pets?

Fazer a limpeza de tártaro nos cães previne gastos e cuidados a mais com a saúde do seu pet, além de reduzir a chance de contração de doenças bucais.

Além disso, o mau hálito é causado, de forma comum, por acúmulos de tártaro e placa bacteriana. Então, a limpeza regular ajuda a manter um hálito fresco.
 

Preservação dos dentes

Cuidar da dentição do seu pet evita a perda prematura de dentes devido a condições dentárias adversas. Ainda assim, os cães com tártaro acumulado podem sentir dor, desconforto e dificuldade ao comer, o que é possível reverter com uma limpeza.
 

Como realizar a limpeza de tártaro do jeito certo?

Para fazer uma limpeza de tártaro no seu cão do jeito certo, leve o mesmo a um veterinário de confiança, pois o processo requer profissionais.

Do mesmo modo, as consultas veterinárias regulares são essenciais para avaliar a saúde bucal e entender a necessidade de limpeza. Nesse sentido, um plano de saúde para seu pet pode ajudar bastante a reduzir os custos nesse cuidado.

Em muitos casos, radiografias dentárias são vitais para avaliar a saúde dos dentes e gengivas, para identificar problemas que podem não ser visíveis de forma superficial.

Contudo, escovar os dentes do cão de forma regular e fornecer uma dieta adequada para a saúde oral são práticas essenciais para complementar a limpeza profissional.

Do mesmo modo, siga todas as orientações do médico após fazer a limpeza, para evitar que todo o trabalho tenha sido em vão.
 

Conheça a appegada

A Appegada oferece pacotes com cuidados especiais para o seu cão. Então, acesse o site oficial e conheça a opção ideal para o seu pet. Por sua vez, os planos cobrem desde exames de rotina a procedimentos mais complexos, seja para seu cão ou gato.

Você pode baixar o app na loja de aplicativos do seu aparelho, onde é possível ter acesso, em alguns minutos, a um médico de prontidão para atender seu melhor amigo de quatro patas.

Por isso, acesse já o site https://www.appegada.com/ e conheça tudo que a marca oferece para o bem-estar do seu pet.