Qual é a idade para castrar filhotes? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Luciana Bataglia, 08/02/2024 Dicas

Castrar filhotes: veja as vantagens e o jeito certo de fazer

Descubra a forma ideal de castrar filhotes, conheça as vantagens da castração e a idade correta para a cirurgia do seu pet
Castrar filhotes: veja as vantagens e o jeito certo de fazer

Castrar filhotes é uma decisão crucial para tutores responsáveis que buscam garantir a saúde, bem-estar e o equilíbrio no humor de seus pets. Por isso, saiba detalhes sobre o processo de castração, a idade certa para isso e as suas vantagens.
 

Por que castrar filhotes?

O processo de castrar filhotes evita uma reprodução que, muitas vezes, não interessa ao tutor do pet, além de oferecer diversas vantagens para ambos.

Acima de tudo, a castração pode reduzir comportamentos que também não são do interesse de quem cria animais em casa, como:

  • marcação territorial;

  • agressividade;

  • o instinto de procriação.

Castrar seus pets também previne doenças da reprodução, como tumores mamários, infecções uterinas e até mesmo problemas nos testículos.

Enfim, animais castrados têm uma tendência a viverem mais, pois estão menos suscetíveis a certas condições de saúde.
 

Como funciona a castração dos pets?

A castração é uma cirurgia que envolve a remoção dos órgãos responsáveis pela reprodução dos animais. Por sua vez, nos machos a cirurgia é a orquiectomia, que remove os testículos.

Nas fêmeas, o processo leva o nome de ovariohisterectomia, que as torna estéreis com a remoção dos ovários e útero.
 

Quais são as vantagens de castrar filhotes?

Castrar filhotes oferece diversas vantagens, como a eliminação de comportamentos sexuais indesejados, como montar em pessoas, objetos ou outros animais.

Além disso, oferece mais vantagens, como promover uma convivência segura entre cães e crianças, por exemplo. 
 

Bem-estar do pet

O processo de castração é uma decisão responsável que contribui para o bem-estar geral dos animais. Isso porque, além de prevenir problemas de saúde, oferece uma vida mais tranquila, livre de instintos de reprodução exacerbados.
 

Eliminação do cio

Em fêmeas não castradas, o cio pode ser um período desafiador para os tutores devido aos comportamentos intensificados e mudanças hormonais causadas pela fase. Portanto, a castração elimina isso, o que torna a convivência mais tranquila.
 

Convívio urbano

Da mesma forma, a castração ajuda a criar ambientes urbanos mais seguros e harmônicos. Afinal, animais não castrados podem contribuir para problemas como brigas entre machos, marcação de território e procriação descontrolada.
 

Qual é a idade ideal para castrar filhotes?

A idade ideal para castrar filhotes pode variar entre cães e gatos, bem como, entre diferentes raças, mas o ideal é que ocorra antes do primeiro cio. Por isso, veja a seguir com um pouco mais de detalhes a indicação para cada pet.
 

Castração de cães

Para cães de porte pequeno a médio, a castração é ideal, em geral, entre os seis e nove meses. No entanto, no caso de raças maiores, a cirurgia pode ser adiada até um ano, no máximo.
 

Idade para castrar gatos

A castração em gatos pode ocorrer ainda mais cedo, por volta dos cinco ou seis meses. Isso porque, eles atingem a maturidade sexual mais cedo do que os cães. Assim, a castração precoce ajuda a prevenir algumas alterações de comportamento indesejadas.
 

Castração precoce

Optar pela castração antes do primeiro cio ou período reprodutivo minimiza a chance do seu pet se tornar agressivo ou bravo, além de ainda prevenir a gestação não planejada. Nesse sentido, fica mais fácil o convívio com o animal, ainda mais em locais com crianças.
 

Cuidados após a cirurgia

Evite que o animal lamba ou morda os pontos, utilize colares elisabetanos, se necessário e mantenha um ambiente calmo para facilitar a recuperação do seu pet.

Ainda assim, tenha cuidado com moscas e outros insetos que podem causar infecção no local da cirurgia e escolha um local tranquilo para o seu pet repousar.
 

Qual é a melhor forma de castrar filhotes?

O jeito certo de castrar filhotes é buscar um profissional na área, pois é uma cirurgia que demanda habilidade. Por isso, sempre opte por um veterinário experiente em procedimentos de castração.

Ainda assim, verifique as credenciais do profissional e busque recomendações para assegurar a qualidade do serviço. Do mesmo modo, siga com rigor as dicas do veterinário para os cuidados pré e pós-operatórios. Nesse sentido, isso pode incluir:

  • restrições na alimentação do pet;

  • período de repouso;

  • administração de remédios, se preciso.

Enfim, realize consultas de acompanhamento conforme orientação do veterinário para garantir uma recuperação do jeito certo e para resolver qualquer problema que possa surgir.
 

Conheça a appegada

Você já ouviu falar da Appegada? A marca lançou há pouco tempo um plano com diversos níveis que te permite cuidar do seu pet da melhor forma possível.

Isso porque, facilita os cuidados e o acesso a um especialista na hora que mais precisar. Entre as vantagens, está a economia e o rápido acesso a exames, consultas e diversas vantagens.

Além disso, a marca oferece um app com download disponível na loja de aplicativos do seu celular ou tablet, por exemplo.

Por isso, acesse o site oficial da empresa e conheça a opção ideal para o seu pet. Desse modo, há planos que cabem no bolso de qualquer pessoa que ama seu animal e que valoriza a saúde e o bem-estar dele.