Juliana Modotti , 20/07/2018
Dicas
Qual a frequência ideal para dar banho em cães?
Escovação e banhos a seco podem ser alternativas para manter seu pet limpo e cheiroso

Dermatologistas e especialistas defendem que não há uma regra para a periodicidade do banho em cães, pois depende muito da raça, da pelagem, da pele (se tem alergias ou machucados), se tem pulgas e carrapatos, e da própria rotina: se é um animal que passeia bastante em praias e parques, ou ainda, se convive frequentemente, mesmo que por períodos curtos, com outro cães. Nós nos pelos também devem ser considerado, pois o banho em cães ajuda a desatá- los, melhorando, inclusive, na locomoção dos animais.
Os dermatologistas veterinários defendem ainda que, para um animal saudável e que não se suja com frequência, um banho por mês está de bom tamanho. Isso porque dar banho em cães toda semana, por exemplo, pode ser prejudicial, pois retira a oleosidade natural da pele, contribuindo para ressecamento, coceira, descamação e alergias.
Já se seu cão tem cheiro forte e você sente a necessidade de dar banho para que fique mais cheiroso e confortável nos ambientes internos da casa, uma boa dica é dar banho a seco! Você pode usar um shampoo de lavagem a seco, uma toalha molhada com água quente, de forma que não encharque o animal e uma escova para ajudar a remover o shampoo e as sujeiras que ficam nos pelos. Além de desatar os nós, a escovação ainda irá promover um relaxamento no seu cãozinho.
Aliás, esta prática de escovar os pelos de seu cão deve ser frequente no cotidiano, pois contribui (e muito) para retirar a sujeira e espalhar o óleo natural da pele, evitando a formação de nós. Caso seu animal tenha uma pelagem mais curta, escovar de 2 a 3 vezes por semana já está bom.
Produtos específicos para banho em cães
A pele do ser humano tem ph diferente da pele dos animais, logo, é bom evitar banhar seus pets com produtos de uso próprio, até porque, os shampoos para seres humanos são mais ácidos comparado aos shampoos que respeitam a sensibilidade da pele dos bichinhos. Para os filhotes, por exemplo, não é recomendado o banho antes do 3º mês, diante da sensibilidade da pele. Neste caso, use um lenço umedecido, ou toalha umedecida apenas na barriga e genitais.
Caso tenha ficado alguma dúvida, converse com seu veterinário ou ainda, no pet shop de sua preferência!
Gostou do artigo? Compartilhe sua opinião em nosso Facebook!
Leia também

Pais ou mães de pets ganham destaque no país
Os animais de estimação ganham cada vez mais status de membro da família, fazendo os tutores a se...
Juliana Modotti , 17/06/2022

Como escolher a melhor rede de proteção para gatos
O instinto aventureiro dos felinos pode ser perigoso para os pets que vivem em apartamentos....
Juliana Modotti , 03/06/2022

Será que pets podem beber café? Descubra aqui!
Muitos tutores apaixonados por café não resistem à carinha de pidão dos pets e acabam oferecendo...
Juliana Modotti , 23/05/2022