Qual a frequência ideal para dar banho nos cães? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti , 20/07/2018 Dicas

Qual a frequência ideal para dar banho em cães?

Escovação e banhos a seco podem ser alternativas para manter seu pet limpo e cheiroso
Qual a frequência ideal para dar banho em cães?

Dermatologistas e especialistas defendem que não há uma regra para a periodicidade do banho em cães, pois depende muito da raça, da pelagem, da pele (se tem alergias ou machucados), se tem pulgas e carrapatos, e da própria rotina: se é um animal que passeia bastante em praias e parques, ou ainda, se convive frequentemente, mesmo que por períodos curtos, com outro cães. Nós nos pelos também devem ser considerado, pois o banho em cães ajuda a desatá- los, melhorando, inclusive, na locomoção dos animais. 
 
Os dermatologistas veterinários defendem ainda que, para um animal saudável e que não se suja com frequência, um banho por mês está de bom tamanho. Isso porque dar banho em cães toda semana, por exemplo, pode ser prejudicial, pois retira a oleosidade natural da pele, contribuindo para ressecamento, coceira, descamação e alergias. 
 
Já se seu cão tem cheiro forte e você sente a necessidade de dar banho para que fique mais cheiroso e confortável nos ambientes internos da casa, uma boa dica é dar banho a seco! Você pode usar um shampoo de lavagem a seco, uma toalha molhada com água quente, de forma que não encharque o animal e uma escova para ajudar a remover o shampoo e as sujeiras que ficam nos pelos. Além de desatar os nós, a escovação ainda irá promover um relaxamento no seu cãozinho.
 
Aliás, esta prática de escovar os pelos de seu cão deve ser frequente no cotidiano, pois contribui (e muito) para retirar a sujeira e espalhar o óleo natural da pele, evitando a formação de nós. Caso seu animal tenha uma pelagem mais curta, escovar de 2 a 3 vezes por semana já está bom. 
 

Produtos específicos para banho em cães

 
A pele do ser humano tem ph diferente da pele dos animais, logo, é bom evitar banhar seus pets com produtos de uso próprio, até porque, os shampoos para seres humanos são mais ácidos comparado aos shampoos que respeitam a sensibilidade da pele dos bichinhos. Para os filhotes, por exemplo, não é recomendado o banho antes do 3º mês, diante da sensibilidade da pele. Neste caso, use um lenço umedecido, ou toalha umedecida apenas na barriga e genitais. 
 
Caso tenha ficado alguma dúvida, converse com seu veterinário ou ainda, no pet shop de sua preferência! 
 
Gostou do artigo? Compartilhe sua opinião em nosso Facebook!