O cheiro de alvejante pode afetar os gatos?
Você já foi limpar a casa e percebeu que seu gato começou a ter um comportamento, no mínimo, diferente? Deitar e rolar no chão ou até mesmo ronronar, esses são apenas alguns efeitos que o alvejante pode ter nos nossos amigos peludos. Ao que tudo indica, os felinos têm uma certa obsessão pela alquimia desse produto, assim como acontece com a erva-gateira, ou a famosa catnip.
Mas esse cheiro é tóxico para os gatinhos? O que acontece se eles entrarem em contato com o produto? Você deve deixar eles aproveitarem ou deve tomar alguns cuidados? Antes de se desesperar, continue lendo o texto para entender um pouco mais sobre esse fenômeno.
Explicando o comportamento
Não há uma explicação científica confirmada para explicar ao certo por que os gatos são atraídos pelo cheiro do alvejante. Mas há teorias que associam isso à composição química do produto, principalmente porque é composto de cloro. Assim como o catnip, o cloro age como um feromônio para os gatos. Os feromônios são substâncias químicas emitidas por animais, incluindo humanos, que desempenham um papel na comunicação e na regulação do comportamento.
Com isso, quando os gatos ficam expostos aos feromônios ou químicos que imitam essa fragrância, eles instintivamente se sentem atraídos pelo cheiro e passam a agir de maneira diferente.
Mas, fique atento! De maneira geral, o alvejante é tóxico para os animais e, por isso, eles não devem tomar nem lamber essa substância. Se o único contato que seu amiguinho tiver com isso for pelo olfato, não há motivo para maiores preocupações.
Os alvejantes vendidos no mercado já são normalmente dissolvidos, mas caso você queira prevenir, é só adicionar um pouco mais de água quando for utilizar. Outra forma é deixar seu gatinho em outro cômodo enquanto você faz a limpeza e, quando secar o produto, você pode deixar ele entrar na área novamente.