Gato deve comer atum natural ou enlatado? Tire essa dúvida! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 27/03/2023 Saúde

Gato deve comer atum natural ou enlatado? Tire essa dúvida!

Os felinos são lembrados pelo gosto no consumo de peixes, mas como o alimento deve ser oferecido? Saiba mais!
Gato deve comer atum natural ou enlatado? Tire essa dúvida!

Quem nunca assistiu a um filme ou desenho animado retratando um gatinho devorando peixes? A cena ficou no imaginário popular, fazendo com que muitas pessoas, na vida real, oferecessem peixes (em especial o atum) para os felinos de estimação. Mas será que oferecer tal alimento para os gatos é seguro? E se for, deve ser in natura ou industrializado?

Fomos atrás de respostas para saber se gato deve comer atum natural ou enlatado, e como o alimento, caso seja seguro, pode ser oferecido para o seu gatinho de estimação. Continue a leitura!
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>​​​​​​​
​​​​​​​

Será que gato deve comer atum natural ou enlatado?


Você já viu em alguma cena na TV ou no cinema os gatos se deliciando com um peixe fresco, não é mesmo? As cenas fictícias repetidas nas programações ao longo dos anos fez com que muitos tutores de gatos começassem a oferecer a iguaria para seus pets, especialmente o atum. Porém, muitas pessoas têm dúvidas se o gato deve comer atum natural ou enlatado, e qual a frequência em que os pets podem comer o peixe.

A verdade é que o atum é uma proteína muito saborosa ao paladar felino e, mesmo não fazendo parte da alimentação natural, os pets adoram o sabor do peixe. Esse tipo de alimento não costuma fazer mal aos bichanos, mas antes de oferecê-lo ao gato, é necessário que o tutor observe alguns cuidados. 

Os peixes possuem nutrientes que fazem bem aos gatos, como ômega 3, gorduras saudáveis e proteínas, importante para a saúde dos músculos e ossos, além de possuírem um sabor agradável; tanto que muitas vezes, são os ingredientes de rações e petiscos. Por isso, o tutor pode oferecer o atum ao gato independente da idade do animal, apenas observando alguns cuidados. O atum pode ser servido cru ao gato, sempre em pequenas quantidades e como forma de um agradinho, não podendo ser um substituto de uma refeição nem causando exageros. 

Já o atum enlatado não deve ser oferecido aos gatos devido às substâncias adicionadas. Ingredientes como sódio, óleo e outros temperos podem fazer mal aos gatos, causando até mesmo problemas renais, algo que os gatos já possuem predisposição, além de causar problemas de sobrepeso e no sistema nervoso. Então, caso o tutor queira servir a iguaria pro bichano, o melhor é servir in natura

Uma boa opção para os gatos são os petiscos, sachês e rações com sabor de atum, salmão e outros peixes, que além de serem saborosos, oferecem todos os nutrientes para o felino. Na appegada, você encontra uma sessão especial com tudo o que o seu felino precisa. Baixe o app, cadastre-se gratuitamente e aproveite!