Os animais são mais sensitivos do que os humanos? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 13/03/2023 Saúde

Os animais são mais sensitivos do que os humanos?

Fomos atrás de respostas sobre o assunto para saber se podemos confiar nesses instintos animais. Confira abaixo!
Os animais são mais sensitivos do que os humanos?

Você já pegou o seu pet olhando pro nada como se estivesse encarando alguém? Dizem que isso acontece porque os animais são mais sensitivos que os humanos e, por isso, conseguem prever ou enxergar coisas que não vemos. Mas será que essa percepção tem fundamento? 

Fomos atrás de respostas sobre o assunto para saber se podemos confiar nesses instintos animais. Confira abaixo!
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>​​​​​​​
​​​​​​​

É verdade que os animais são mais sensitivos?


Não é de hoje que as pessoas comentam que os animais são mais sensitivos, principalmente os cães e os gatos, capazes de sentirem a chegada de doenças, mortes e até catástrofes. Os mais céticos dizem que isso não passa de crendice, sendo apenas uma coincidência entre o comportamento do animal e os acontecimentos. Mas o que a ciência diz sobre esse assunto?

Alguns cientistas têm estudado o comportamento animal com relação a terremotos e, apesar de não haver um consenso, há evidências que animais podem sentir quando um terremoto está chegando. O que os estudiosos afirmam é que as ondas P, que são as primeiras que são emitidas em um terremoto e que viajam numa velocidade de diversos quilômetros por segundo a partir do epicentro, não são sentidas pelos humanos, mas os animais que possuem um sentido mais aguçado conseguem perceber, o que justificaria a mudança de comportamento de muitos deles.

Relatos afirmam que cachorros, ao perceberem um terremoto se aproximando, começam a latir de maneira mais agitada, ficam mais inquietos e não querem sair de perto dos tutores. Outros animais, como aves, bovinos e ovinos, também apresentam comportamento agitado e instinto de fuga para locais mais seguros.

O assunto foi muito debatido durante o forte terremoto que abalou a Síria e a Turquia no último mês de fevereiro, dando conta de que alguns gatos e cães mudaram o comportamento pouco antes da catástrofe acontecer. Mesmo antes da recente catástrofe, em achados que remontam a períodos da história antiga, já relacionavam a percepção dos animais em desastres por vir. Apesar de ter certa lógica, os cientistas não cravam essa hipótese e reconhecem que esses casos precisam de estudos mais profundos.

Além de desastres, os animais têm a fama de serem sensitivos quando se trata do mundo espiritual. Muitos acreditam que os gatos, por exemplo, conseguem ver espíritos e até neutralizam más energias dos ambientes. Outras pessoas acreditam que os cães são capazes de ver quando um mau espírito se aproxima do tutor, tentando espantar a possível ameaça. Nestes casos, não são todas as pessoas que defendem essas teorias, visto que nem todos acreditam em questões espirituais; no entanto, quem é ligado com o assunto garante que os pets possuem esse lado mais espiritualizado.

Outra situação que faz com que muita gente acredite que os animais são sensitivos é o fato de saberem que a morte está se aproximando. Muitos tutores relatam que os pets, quando sentiam que iam morrer, procuravam se afastar como se quisessem ficar sozinhos nesse momento. Existe muita controvérsia sobre o assunto, porém, alguns especialistas dizem que os cães não querem incomodar o tutor quando está debilitado, preferindo fugir ou se afastarem do convívio familiar quando estão muito doentes.

E você, acredita que os animais são mais sensitivos? Comente em nossas redes sociais!