Saiba como cuidar da saúde de seu pet no inverno | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti , 10/07/2018 Dicas

Saiba como cuidar da saúde de seu pet no inverno

Com as quedas de temperatura, cães e gatos costumam ficar gripados
Saiba como cuidar da saúde de seu pet no inverno

Com a chegada do inverno, é comum aparecerem algumas doenças nos animais, pois, assim como os seres humanos, os bichos ficam mais vulneráveis às baixas temperaturas, desenvolvendo, principalmente, problemas respiratórios. Além do incômodo na queda de temperatura, os animais também podem se estressar, baixando a imunidade e favorecendo o aparecimento de viroses. 
 
Nos cães, por exemplo, é comum o surgimento de traqueobronquite infecciosa, também conhecida como Tosse dos Canis, uma doença, como o nome já diz, infecciosa caracterizada por provocar infecção respiratória. Dentre os sintomas estão tosse seca, secreções nasais e sinais de engasgo ou incômodo na garganta do cão. 
 
Já nos felinos, é bastante comum o surgimento de panleucopenia, que é uma doença que afeta o trato digestivo, respiratório e até a medula óssea; além de calicivirose e rinotraqueíte, que são mais parecidas com a gripe dos humanos. Os sintomas são secreção nasal, espirros, falta de apetite e febre, de forma que estas infecções podem contribuir para uma pneumonia felina, podendo levar o bichano à óbito. 
 
Após a infecção, o aparecimento dos sintomas pode ocorrer de 24 a 48 horas, com gravidade variável à ação dos vírus e bactérias. A recuperação ou a morte ocorre normalmente de 10 a 20 dias após a infeção.
 
Por isso, nesta época do ano, é muito importante prestar atenção no comportamento do seu animal: se está comendo normalmente, se está dormindo muito, se a respiração mudou (mais ofegante, por exemplo), se há tosses e espirros e qualquer alteração de humor.
 
 

Prevenindo as doenças do inverno

 
A melhor forma de você prevenir o seu animal de uma infecção é oferecendo cuidado e ambientes quentinhos onde eles fiquem confortáveis e não entrem em contato com o frio intenso e nem com a umidade. Você pode fazer isso proporcionando cobertinhas e caminhas, e também, evitando aquela caminhada diária com o cachorro, no início ou no fim do dia (quando as temperaturas tendem a estar mais baixas).
 
Outra forma de prevenir seu animal de um possível resfriado, é estimulando o consumo de água! Distribua vários potes pela casa e, se possível, faça o uso de fontes, pois a água corrente, além de ser mais fresca e limpa, também é mais atrativa aos animais, de forma a estimulá-los a beberem mais água e, consequentemente, terem um organismo mais sadio. 
 
Também é muito importante que os locais onde os animais residem, estejam bem higienizados, evitando a proliferação de fungos e um possível contato com poeira. 
 
 
Tratamento
 
No caso de contágio com alguma destas doenças, o ideal é procurar um veterinário (a) o mais rápido possível para a realização de exames e a prescrição de antibióticos, expectorantes, broncodilatadores, colírios oftálmicos, soluções nasais, aerossóis entre outros. Alguns veterinários também já defendem a utilização de aromaterapia visando o bem estar e estímulo do sistema imunológico do animal, causando maior resistência à infecções, porém, ideal mesmo é sempre levar o seu fiel companheiro (a) para a vacinação, anualmente. 
 
Para saber mais sobre tratamentos com aromaterapia, clique aqui. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sempre atualizado (a) com nossos conteúdos!