Cachorro pode comer manga? Descubra! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 15/02/2023 Novidades

Cachorro pode comer manga? Descubra!

Às vezes bate aquela dúvida sobre o que nosso cãozinho pode ou não comer; por isso, vamos te ajudar a solucionar uma das dúvidas mais frequentes e, de quebra, ainda passar uma receitinha para o seu amicão!
Cachorro pode comer manga? Descubra!

Quem nunca ouviu aquele ditado sobre “o cão chupando manga” para designar algo estranho? Constante em nossa sabedoria popular, a situação ocupa o imaginário das pessoas, fazendo com que sejam criadas imagens engraçadas acerca do momento. Mas trazendo para a realidade, muitos tutores têm dúvidas se o cachorro pode comer manga, afinal, não são todas as frutas que o doguinho pode ingerir.

Por isso, fomos atrás de explicações para saber se essa fruta está liberada para o seu bichinho! 
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>​​​​​​​
 

Descubra se o cachorro pode comer manga


Você que tem ou já teve um cãozinho já se perguntou se ele podia comer determinadas frutas? Por ter o organismo diferente, os cães podem ter rejeições a alguns tipos de alimentos. Já falamos aqui no blog sobre o perigo de oferecer determinados alimentos como chocolate ou café, mas e com relação às frutas? Cachorro pode comer manga, por exemplo?

O ditado popular que diz sobre o cão chupando manga permeia a mente das pessoas, fazendo-as perguntar se o bichinho pode realmente consumir a fruta. E a resposta é SIM,  os cães podem comer manga sem preocupação, bastando observar alguns cuidados. 

A manga é uma fruta rica em vitaminas e fibras, além de ter um sabor docinho e agradável ao paladar do pet, sendo benéfica para a saúde do bichinho. O tutor pode oferecer a fruta como petisco para o cachorro, complementando a refeição principal. A fruta deve ser lavada, descascada e servida picada para o animal, evitando assim contaminação no momento de cortar.

Apesar da manga ser uma fruta segura para os doguinhos, ela não pode ser oferecida com exagero. Na verdade, é importante consultar o veterinário sobre a quantidade ideal e a frequência, observando sempre a reação do bichinho ao ingerir o alimento. Em caso do cachorro demonstrar vômito, diarreia, coceiras ou outros sintomas, o consumo deve ser cortado. Outro ponto importante é não oferecer a casca da manga para o cão, devido à difícil digestão e risco de obstrução intestinal; o caroço também oferece riscos de engasgos para o bichinho e não deve ser oferecido.

A manga verde também não pode ser oferecida para o animal, sob o risco de causar mal-estar. Portanto, sempre ofereça manga madura e fresca para o seu cachorrinho. 
 

Receita com manga para os doguinhos


Agora que você já sabe que cachorro pode comer manga, que tal aproveitar a fruta para fazer uma sobremesa refrescante para o seu bichinho aproveitar o verão? Você vai precisar de 1 xícara de manga picada, 1 xícara de água, forma para sorvete e petisco tipo palito. Bata a manga com a água no liquidificador até obter uma consistência cremosa, coloque nas forminhas, coloque os petiscos em forma de palito e leve ao congelador por pelo menos um dia. Depois é só desenformar e servir!