Conheça os tipos de anestesia disponíveis para pets | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 07/11/2022 Saúde

Conheça os tipos de anestesia disponíveis para pets

Quando um bichinho precisa passar por cirurgia, a anestesia varia de acordo com o estado de saúde do animal.
Conheça os tipos de anestesia disponíveis para pets

Nenhum tutor gosta de ver o seu bichinho doente, e o coração fica ainda mais apertado quando o animalzinho de estimação precisa passar por alguma cirurgia. Porém, todos os procedimentos são realizados a fim de proporcionar mais qualidade de vida para o pet com toda a segurança e conforto que o animal merece.

E quando se fala de procedimento seguro, entra em questão a anestesia, que pode e precisa variar de acordo com o estado de saúde do pet. Por isso, você vai saber quais os tipos de anestesia disponíveis para pets e quando utilizar cada uma.
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Quais são os tipos de anestesia disponíveis para pets?


Quando um bichinho de estimação precisa passar por um procedimento cirúrgico, o pai ou mãe de pet fica apreensivo, afinal, o medo de perder o pet fica rondando a mente do tutor que não sossega enquanto não ver o bichinho saudável novamente. Por isso, os médicos veterinários sempre ficam atentos ao tipo de problema que o animal possui para receitar os medicamentos e procedimentos corretos a fim de ter um resultado de sucesso.

Os tipos de anestesia disponíveis para pets mais utilizados em hospitais e clínicas veterinárias são a injetável e a nasal ou inalatória, e elas são escolhidas de acordo com o estado de saúde do animalzinho, sendo necessário a realização de exames pré-operatórios para verificar qual o melhor método a ser utilizado.

A anestesia inalatória é mais segura do que a injetável, já que não precisa ser digerida pelo organismo. Funciona por meio da inalação do remédio (como se fosse uma sessão de inalação comum, mas que permanece durante todo o procedimento), sendo que ao ser retirado do anestésico e voltar a inspirar ar puro, o pet começa a voltar da anestesia, deixando o pós-operatório mais tranquilo. Para inalar o anestésico, o animal é entubado e precisa da presença de um anestesista veterinário com um aparelho específico para esse procedimento. 

Por ser possível aumentar e diminuir a quantidade da anestesia em poucos minutos, é mais segura para o coração do bichinho, sendo a melhor opção a ser escolhida para animais idosos, cardiopatas ou com outros problemas de saúde mais graves. Porém, os custos mais altos e a necessidade de aparelhagem específica limitam o uso desse tipo de anestesia.

Já os anestésicos injetáveis são aplicados no músculo ou intravenosa e são os mais usados na medicina veterinária por serem de menor custo e não precisarem de aparelho específico. Muitas vezes, é aplicado mais de um tipo de remédio e é usado de uma só vez, sempre escolhidos pelo veterinário de acordo com a saúde, a idade do pet e de acordo com o tipo de cirurgia que será realizada. Pode haver uma depressão cardiorrespiratória com esse tipo de anestesia; por isso, poder ser contra-indicada para pacientes idosos, cardiopatas ou com problemas na função cardiorrespiratória. 

Assim como qualquer procedimento operatório, utilizar anestesias pode envolver algum risco, mas no geral é algo muito seguro para o animal. Cabe então ao veterinário escolher qual a melhor opção de acordo com a necessidade e estado de saúde do pet.

E você, quer saber mais sobre dicas de saúde para o seu bichinho? Baixe o app da appegada e fique por dentro do nosso blog!