Mitos sobre o gato preto atrapalham adoção | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 18/10/2022 Dicas

Mitos sobre o gato preto atrapalham adoção

Esse animal cheio de personalidade é cercado de mitos que acabam colocando a vida dos bichinhos em risco.
Mitos sobre o gato preto atrapalham adoção

Gatos são animais incríveis,  cheios de personalidade e facilmente derretem até mesmo os corações mais duros. Porém, ao longo da história, muitas histórias fantasiosas envolvendo principalmente os gatos pretos criaram um preconceito sem fundamento por parte dos humanos, o que dificulta a adoção desses animaizinhos.

Abaixo, você encontra os principais mitos sobre o gato preto e porque essas histórias não devem ser levadas em conta.
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Quais são os principais mitos sobre o gato preto


Os gatos são animais cercados de histórias, adoração, lendas e mitos, alguns divertidos, outros nem tanto. Alguns mitos sobre o gato preto perduram até hoje, o que dificulta o processo de adoção e causa até mesmo maus-tratos. 

Talvez a história mais difundida sobre o gato preto é a de que esse animal dá azar. Essa história surgiu durante a Idade Média, onde acreditava-se que os animais eram, na verdade, bruxas transformadas, que se disfarçavam para vagar pelas cidades. Nessa mesma época, tinha até mesmo gente que acreditam que os gatos pretos eram a encarnação do diabo, o que gerou uma onda de extermínio desses animais.

Outra história fantasiosa é que, pelo fato da cor escura da pelagem e dos hábitos noturnos dos gatos, eles eram oriundos das trevas, trazendo azar e más energias para quem tivesse qualquer tipo de contato com os gatinhos pretos. Por isso, muitas pessoas desviavam desses animais quando os encontravam nas ruas, até mesmo machucando-os.

Porém, nem só de histórias tristes e cruéis são cercados os mitos sobre o gato preto. No Egito Antigo, por exemplo, os bichanos eram adorados, sendo um sinal de fertilidade, boa sorte e proteção, sendo até mesmo proibidos de serem exportados para outros países. 

Atualmente, todos sabem que os gatos pretos são animais comuns como outros quaisquer, mas mesmo assim, ainda tem gente que fica reticente na hora de adotar esses bichinhos, que sempre são os últimos a serem escolhidos. Por isso, é importante espalhar que os mitos sobre o gato preto são histórias sem fundamento e que todo bichano, independente da cor ou raça, merece um lar amoroso!

E você, tem um gatinho preto pra chamar de seu? Saiba que no app da appegada tem tudo o que o seu gato precisa. Baixe já e confira!