Mau hálito em pets precisa de atenção | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 29/09/2022 Saúde

Mau hálito em pets precisa de atenção

Quando o animalzinho de estimação exala um mau odor pela boca, é necessário investigar. Veja o que significa o mau hálito em pets!
Mau hálito em pets precisa de atenção

Os tutores que mimam os seus pets costumam enchê-los de abraços, cosquinhas e, claro, beijinhos. Os animais, por sua vez, também retribuem esse carinho com lambidas ou, como a gente gosta de falar, “lambeijos”.

Porém, por meio desse carinho todo, os pets acabam exalando um mau odor, que além de ser desagradável, pode ser um alerta para algum problema de saúde. Saiba nesse artigo o que o mau hálito em pets pode significar!
 

É preciso ficar em alerta com o mau hálito em pets


Quem é apaixonado por pets presta atenção em qualquer detalhe quando está perto, por isso, qualquer sinal errado faz com que o pai ou mãe de pet fique preocupado. Sabe quando o pet boceja ou vai lamber o tutor e exala um mau odor pela boca? Muitos tutores já passaram por isso! Porém, mais do que desagradável, o mau hálito em pets pode significar problemas que precisam ser tratados e que nem sempre se restringem à boca.

Algumas infecções na boca ou até mesmo tártaro também podem ser a causa do mau hálito em pets - na maioria das vezes causados devida a má higiene bucal. Como os animais comem várias vezes ao dia, resíduos vão se acumulando na boca do animal, atraindo bactérias e causando a famosa placa bacteriana, que evolui para o tártaro. 

Caso não tratado, o tártaro causa um odor bem desagradável e, dependendo do estágio, apenas uma raspagem feita por um veterinário pode remover o problema. Por isso, para evitar todo esse desconforto, é importante que o tutor higienize adequadamente a boca do animalzinho de estimação. 

A higiene bucal do animalzinho deve ser feita com um produto apropriado para a espécie, além de uma escovinha macia. Não é recomendado utilizar creme dental de uso humano nos animais, visto que a composição pode causar alergias e intoxicação, então o correto é perguntar ao veterinário o produto mais adequado, além de oferecer petiscos e brinquedos especiais que auxiliam na limpeza dos dentes. 

Apesar da falta de higiene ser o principal motivo do bafinho dos pets, outras situações podem provocar esse odor desagradável. Alguns problemas estomacais, como infecções, podem ser identificadas pelo mau odor exalado pelo animalzinho. Tumores bucais, doenças renais em estágio avançado e diabetes descontrolada também podem causar mau hálito em pets. Cabe ao tutor analisar desde quando essa questão está acontecendo e procurar o veterinário para investigar o problema.

Agora que você já sabe como prevenir o mau hálito no seu bichinho de estimação, que tal baixar o app da appegada e adquirir os produtos que o seu pet precisa? É prático e rápido!