Juliana Modotti , 02/07/2018
Notícias
Conheça um método natural para o bem-estar dos pets
A aromaterapia tem sido eficaz em tratamentos contra o estresse dos animais

Vem surgindo um novo método natural para o bem-estar dos pets.
Profissionais da saúde veterinária têm defendido que a aromaterapia ajuda no contexto clínico e educacional dos pets, pois a emissão de fragrâncias e aromas estimulam o cérebro dos bichos, provocando a produção de hormônios de relaxamento, como o feromônio, que tem efeito tranquilizante no organismo.
Profissionais da saúde veterinária têm defendido que a aromaterapia ajuda no contexto clínico e educacional dos pets, pois a emissão de fragrâncias e aromas estimulam o cérebro dos bichos, provocando a produção de hormônios de relaxamento, como o feromônio, que tem efeito tranquilizante no organismo.
Além disso, os animais têm o hábito de imitar e sentir o mesmo que seus tutores, por isso mesmo, pessoas que costumam usar essências, florais e óleos para tratamentos de ansiedade, estresse e outros, têm maior facilidade para introduzir esse tipo de terapia no universo pet, a fim de proporcionar aos bichinhos, a mesma sensação de bem-estar.
Segundo a naturóloga e aromaterapeuta Isabel Machado, os benefícios estão ligados ao campo físico, mental e emocional, deixando os animais mais calmos, auxiliando no tratamento de inflamação, servindo também como antidepressivos e bactericidas.
O uso dos aromatizantes nos animais podem ser feitos de várias formas, mas o tutor deve sempre se lembrar de diluir a essência ou o óleo na água, para amenizar a fragrância, tendo em vista que os animais têm maior poder de olfato. Por exemplo, os cães possuem 25 vezes mais receptores olfativos do que os seres humanos, por isso, seu olfato é 1 milhão de vezes melhor do que o nosso.
É recomendável ainda ter bastante atenção perante a dosagem (procure sempre deixar menos concentrado possível) e a frequência em que se aplica a essência, pois muitos dos animais são hipersensíveis a alergias e o uso em excesso pode causar efeito contrário, podendo levar a intoxicação. Outra dica é evitar aplicar os óleos diretamente na pele dos bichos. Procure colocar em algum difusor ou então, pela casa, através de vaporizantes e borrifadores.
Conhecendo os efeitos deste método natural para o bem-estar dos pets
Cada essência possui um propósito e uma energia diferente, cada qual voltada para uma função. Conheça algumas delas e identifique qual o seu animal pode estar precisando:
Lavanda: Acalma, relaxa os músculos, é antidepressivo, facilita o sono, é antisséptico e antibacteriano e ainda ajuda na digestão e a eliminar pulgas, ácaros e odores.
Capim- limão: Contribui no sistema circulatório e aumenta a capacidade cognitiva do animal, sendo essa a razão pelo qual auxilia em treinamentos
Camomila: Ajuda a combater inflamação, alergia e combate a dermatite quando é aplicado direto no pelo (através de borrifação). Também funciona como calmante.
Eucalipto: melhora o humor e aumenta o fluxo sanguíneo
Alecrim: Antidepressivo, atua no aparelho circulatório, digestivo e respiratório, ajudando a limpar as vias aéreas.
Óleo de Sucupira: Tem ação analgésica, anti- inflamatória e melhora a imunidade em geral.
Agora que você já sabe dos benefícios dos óleos e das essências no cotidiano de seus pets, que tal experimentar a técnica da aromaterapia nestes dias de Copa do Mundo? Afinal, os ruídos de buzinas, vuvuzelas, gritos de gol e rojões acabam deixando os animais estressados. Proporcionar um ambiente tranquilo e aromatizado pode fazer toda a diferença para acalmar seus bichinhos!
Leia também

Pais ou mães de pets ganham destaque no país
Os animais de estimação ganham cada vez mais status de membro da família, fazendo os tutores a se...
Juliana Modotti , 17/06/2022

Como escolher a melhor rede de proteção para gatos
O instinto aventureiro dos felinos pode ser perigoso para os pets que vivem em apartamentos....
Juliana Modotti , 03/06/2022

Será que pets podem beber café? Descubra aqui!
Muitos tutores apaixonados por café não resistem à carinha de pidão dos pets e acabam oferecendo...
Juliana Modotti , 23/05/2022