Confira dicas para curtir a copa sem prejudicar os pets | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti , 26/06/2018 Dicas

Confira dicas para curtir a Copa sem prejudicar os pets

Movimentação diferente em casa, pessoas estranhas, bagunça e fogos podem causar estresse nos animais
Confira dicas para curtir a Copa sem prejudicar os pets

Em época de Copa do Mundo, é muito comum reunir a família e os amigos em casa para assistir aos jogos, mas como curtir a Copa sem prejudicar os pets? Afinal, ocorre uma mudança na rotina da casa: movimentação, cheiros, conversas, pipoca estourando na cozinha, alto volume da TV e aquela baguncinha gostosa. Na hora do gol então, gritos histéricos denotam a emoção e o calor da torcida brasileira, afinal, somos filhos do país do futebol e é muito difícil não se render a estes 90 minutos sagrados. 
 
Mas são exatamente nas horas dos gols que o bicho pega, literalmente! Rojões, gritos, vuvuzelas e mais rojões, deixam os pets apavorados, desorientados  e nervosos. Por isso, estes tendem a correr desesperados pela casa, procurando um lugar para se esconderem e se sentirem protegidos. Muitos podem inclusive escapar pelo portão e correr quilômetros sem destino, se perdendo de seus tutores. Outros podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões, perda de audição, entre outros males. Caso o animal tenha diagnóstico de pânico, é possível, inclusive ter problemas mais sérios, como a morte. 
 
Por isso mesmo, todo cuidado neste momento de Copa do Mundo é muito importante para garantir o bem estar do seu animalzinho. Preparar um ambiente para eles, que seja bem iluminado, aconchegante, calmo e espaçoso suficiente para colocar água e ração é uma das formas de prevenir que o seu animal sofra um estresse desnecessário.
 
Separe um cômodo para eles (caso tenha mais de um cão, a recomendação é deixá-los separados, pois caso eles se estressem, podem acabar brigando e ferindo gravemente um ao outro), coloque cobertores sobre eles, ou para que eles possam deitar-se, colchões abafando portas e janelas, ligue o rádio com músicas calmas e o melhor: evite você mesmo de soltar rojões, pensando não somente no bem estar de seus pets, mas nos de seus vizinhos também.
 
Isso porque os animais têm uma audição mais sensível ao do ser humano. Os cães por exemplo, possuem capacidade de ouvir numa frequência entre 10 Hz e 40.000 Hz (Hertz - medida da frequência de onda produzida pelo som), enquanto o ser humano percebe os sons na média de 10 Hz a 20.000 Hz e os gatos de 20 Hz a 45.000 Hz. 
 
Só para se ter uma ideia, os pássaros, por exemplo têm uma capacidade de audição entre 100 Hz e 1.500 Hz, podendo ouvir larvas dentro da madeira ou minhocas abaixo de 10 cm da terra.
 

Dicas para curtir a Copa:

 
Alimentação: Se for rolar aquele churrasquinho ou qualquer outro tipo de comida ou tira gosto, e caso não tenha um cômodo o qual possa deixar seus pets isolados, esclareça para a visita não alimentar seus animais. Alimentos pesados, somados ao estresse, podem causar torção de estômago. 
 
Caso haja a ingestão de algum alimento impróprio, a recomendação é observar qualquer alteração de comportamento e se houver,  levá-lo ao veterinário imediatamente. 
 
Rojões: Alguns veterinários recomendam colocar tampões de algodão nos ouvidos de seus pets, a fim de amenizar o som dos fogos. 
 
Evite acorrentar seu animal. Se for o caso, prefira sedá-lo, pois quando assustados, podem acabar se enforcando, em função do pânico.
 
Feche portas e janelas para evitar possíveis fugas. Como já citado no texto, quando os pets estão assim, assustados e desorientados, eles podem correr por quilômetros e não serem mais encontrados. 
 
Caso consiga separar um ambiente para deixar os animais, lembre-se de retirar objetos que possam ser derrubados ou quebrados.
 
Tomando todos esses cuidados, fica muito mais gostoso receber as visitas em casa e não esquentar a cabeça com o bem estar de todos, inclusive dos animais. São medidas de prevenção mesmo, afinal, porque não curtir a Copa sem prejudicar os pets, não é mesmo?!
 
Conte-nos se sua experiência deu certo aqui nos comentários e bora torcer juntos para a seleção brasileira!