Pets idosos precisam de cuidados específicos | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 10/05/2022 Saúde

Pets idosos precisam de cuidados específicos

Cães e gatos idosinhos precisam de cuidados redobrados e muito carinho para viver bem essa fase; saiba quais os cuidados ter com eles!
Pets idosos precisam de cuidados específicos

Esse é um tema que aperta o coração dos tutores, mas precisa ser comentado. Os animais de estimação envelhecem e os cuidados com os pets idosos precisam ser redobrados para que eles se sintam confortáveis neste período tão marcante da vida deles.


Mudanças na alimentação, nas atividades diárias e na rotina com a saúde devem ser feitas com acompanhamento especializado para que o bichinho se sinta mais acolhido e confortável durante a velhice. Acompanhe aqui como cuidar corretamente dos pets idosos!
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Pets idosos: como perceber que a terceira idade chegou pra eles


As características dos pets idosos já começam pela aparência: a pelagem também fica grisalha, os movimentos ficam mais lentos, a disposição para determinadas brincadeiras diminuem… Mas existem outros fatores que ajudam a identificar a terceira idade nos bichinhos. 

No geral, os especialistas consideram os cachorros idosos a partir de sete ou oito anos dependendo do porte do animal, enquanto que um gato a partir de oito anos já é considerado senior. Tendo isso em mente, já fica possível para o tutor ter um norte para saber quais cuidados ter a partir de então. 
 

Alimentação de pets idosos deve ser específica


Como qualquer ser vivo, as necessidades alimentares dos pets idosos são diferentes em relação aos animais mais jovens. Por isso, é bem importante o tutor consultar o animalzinho com o veterinário para saber que tipo de alimento oferecer para o pet.

Em geral, existem no mercado vários tipos de alimentos para animais seniores, geralmente com a consistência adequada para a mastigação, quase sempre comprometida devido a perda de dentes ou outras doenças dentárias. Além da consistência, a alimentação para pets idosos devem conter menos carboidratos e gorduras para evitar a obesidade dos pets, já que eles têm a tendência natural de ficarem menos ativos. Além disso, é importante oferecer suplementos vitamínicos a fim de fortalecer a imunidade do animal para evitar doenças. 

Outro fator que deve ter muita atenção é a hidratação. Os pets devem beber bastante água regularmente para evitar a desidratação. Caso o animal tenha dificuldades ou se recuse a beber água, o tutor deve procurar alternativas, como fazer papinhas mais líquidas.
 

Doenças que acometem pets idosos


Algumas doenças são mais comuns em animais de idade avançada; por isso, o tutor deve levar o pet ao veterinário com mais frequência para fazer um acompanhamento mais preciso e proporcionar mais qualidade de vida para o bichinho. Os problemas de saúde mais comuns nos pets idosos são catarata, problemas articulares, diabetes, problemas renais e redução da capacidade cognitiva. 

O tutor deve sempre ficar atento à mudança do aspecto dos olhos do animal, o que pode indicar o desenvolvimento de catarata ou até tumores; ao jeito de caminhar do animal, que pode indicar dores e/ou até problemas ósseos, principalmente em cães. O acompanhamento veterinário deve começar o quanto antes para tratar os problemas e proporcionar mais conforto para o animal.

Especificamente de gatos, os problemas mais comuns que atingem os felinos idosos são relacionados aos rins, tanto pela predisposição de algumas raças quanto pela tendência natural de reduzir a ingestão de água por parte dos bichanos. Por isso, voltamos ao tema da importância da hidratação dos animais - no caso de gatos, fontes que movimentam a água são atrativas para os felinos e podem estimulá-los a ingerir mais água durante o dia. 

Para o tutor que quer cuidar muito bem do pet idoso, a appegada tem uma variedade de produtos para deixar o seu bichinho mais saudável. Baixe o app e confira!