Pet ajuda na saúde mental, aponta estudo | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 22/04/2022 Saúde

Pet ajuda na saúde mental, aponta estudo

Os pets amenizam o sentimento de solidão e tristeza. Saiba mais sobre a pesquisa!
Pet ajuda na saúde mental, aponta estudo

Em uma reunião para discutir o isolamento social como uma crise de saúde pública em 2019, o Human Animal Bond Research Institute (HABRI), organização sem fins lucrativos que visa estudar a interação humano-animal, apresentou uma pesquisa sobre como ter um pet ajuda na saúde mental dos humanos. Os números são excelentes e podem ser parte de uma solução para ajudar pessoas que moram sozinhas, idosos ou que sofrem de depressão. 
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Como um pet ajuda na saúde mental humana?


Basta perguntar para qualquer pessoa se ela já teve ou tem um animalzinho de estimação, certamente a resposta será positiva e, mais que isso, carregada de bons sentimentos e memórias que marcaram sua vida. Isso se reflete em pesquisas científicas já que 80% dos entrevistados pelo Instituto HABRI afirmaram que se sentem menos sozinhos com um pet. 

A solidão humana é algo muito discutido por cientistas já que traz uma série de malefícios como a depressão e a possibilidade de vícios. Além disso, nós somos seres que precisamos de interação para viver, ter um pet pode amenizar esse sofrimento. Ainda de acordo com a pesquisa mencionada, 54% dos entrevistados dizem que seu animalzinho os ajuda a se conectar com outras pessoas e metade (51%) afirma que seu pet os ajuda a se sentir menos tímidos. Sendo assim, a vivência com um pet ajuda na saúde mental humana e ainda pode promover interação com outros humanos. Afinal, qual tutor não adora ficar conversando sobre as peripécias de seus bichinhos, não é mesmo?

A pesquisa tem como objetivo atingir a sociedade e levantar pautas de soluções para quem trabalha com saúde mental e trata também de isolamento social. Uma das perguntas gerou o seguinte dado: 73% dos entrevistados acreditam que asilos e instituições de vida assistida deveriam promover a interação com animais de estimação. Uma ação que poderia ajudar essas pessoas a terem momentos felizes e marcantes. Muitos hospitais já aderiram a essa ideia e tem projetos para levar animais de estimação para pacientes, um momento de descontração e felicidade!

Você tem algum depoimento sobre como um pet ajuda na saúde mental humana? Faça um post na rede social da appegada e compartilhe com quem também é apaixonado por pet!