Obesidade em cães: quando devo me preocupar | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Equipe appegada com Botica Pets, 15/02/2022 Saúde

Obesidade em cães: quando devo me preocupar

Cada vez mais frequente, a obesidade em cães pode acarretar diversos problemas de saúde para o pet.
Obesidade em cães: quando devo me preocupar

Cada vez mais frequente, a obesidade em cães pode acarretar diversos problemas de saúde para o pet, como dificuldade para realizar uma atividade física, problemas cardiorrespiratórios, artrites e diabetes. 

Estima-se que mais de 30% dos animais de estimação brasileiros estejam com sobrepeso, sendo um problema comum entre cães e gatos, de acordo com a veterinária da Botica Pets, Ana Cristina Osiro. Um gato ou cachorro que tenha peso igual ou superior a 20% do considerado normal já requer cuidados especiais, mas a veterinária explica que nem sempre o tutor percebe quando é preciso iniciar uma dieta.

De acordo com Osiro, “é muito comum que o tutor não identifique o excesso de peso do seu pet e também que não resista a carinha de ‘quero’ quando está manipulando alimentos que não deveriam integrar a dieta do filho de quatro patas”, explica.

Por isso, veja algumas dicas que podem te ajudar a perceber se o seu bichinho vai precisar perder uns quilinhos, além de informações que podem o pet a emagrecer sem que ele perceba que está de dieta e que não precisam de um tempo tão elevado da rotina para aplicar.
 

address>BANNER_APPEGADA</address

Como identificar a obesidade em cães

Os tutores devem prestar atenção ao formato do corpo do animal para identificar o excesso de peso. Algumas dicas podem ajudar, como olhar o pet de cima, já que o pet com peso ideal deve ter um leve estreitamento entre o fim das costelas e o quadril, com uma cintura perceptível. Além disso, ao tocar o pet, você deve ser capaz de sentir as costelas, mas elas não devem ser muito evidentes.

Embora as dicas ajudam a verificar se seu peludo está acima do peso, é recomendado consultar um médico veterinário para melhor avaliação.
 

Como ajudo meu bichinho a emagrecer

O mais indicado é que um médico ou nutricionista veterinário te oriente quanto aos alimentos a serem escolhidos, mas no geral podem contribuir e te inspirar a uma boa e econômica solução:

Leve o pet para fazer exercícios regularmente: passeios diários evitam o ganho de peso, mantendo o bichinho mais ativo. Porém, os animais que têm limitações físicas devem fazer exercícios apenas com orientação veterinária. 
 

Opte por rações menos calóricas ou dieta natural

A comida deve ser dividida em duas ou três porções ao dia, sendo fundamental para que o animal possa comer a quantidade certa para ficar nutrido e sem passar fome. Seu pet deve ter um horário definido para cada refeição.
 

O importante é se mexer!

Incentive o cachorro a se movimentar em casa também, escolhendo um brinquedo que o seu pet goste para motivar ele a se mexer, investir em enriquecimento ambiental para cães e gatos é uma boa estratégia.
 

Invista em petiscos funcionais que contribuem com o emagrecimento

A Botica Pets oferece suplementos funcionais em diversas formas, entre elas, os palitinhos que, além de agradar o pet, o petisco permite ajudar na queima de gordura, saciedade e ainda auxilia no trato digestivo dos cães e gatos.
Com guaraná, capaz de reduzir o apetite pois mantém os níveis de glicose do sangue estáveis, além de atuar como um “energético”, aumentando a resistência nos esforços musculares e diminuindo a fadiga motora, a fórmula conta com uma combinação de alimentos funcionais capazes de contribuir, sendo eles: garcínia cambogia, extrato de frutas cítricas, alcachofra e levedura de cerveja.

Agradecimento: Botica Pets