Como cuidar de um furão? Saiba mais sobre o ferret! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 19/01/2022 Dicas

Como cuidar de um furão? Saiba mais sobre o ferret!

Está curioso para saber como ter e cuidar de um furão? Tire suas dúvidas nesse artigo e apaixone-se por esse bichinho fofo!
Como cuidar de um furão? Saiba mais sobre o ferret!

Apesar de não ser muito comum no Brasil, o ferret é um excelente pet para ter em casa. Sua personalidade se aproxima muito dos gatos e cachorros. Não existe muito segredo para cuidar de um furão e ele pode ser um excelente companheiro já que ele se adapta com facilidade à rotina do tutor, além disso é muito fofo e adora brincar! Uma curiosidade interessante é que esse animalzinho foi domesticado no Egito antes mesmo dos gatos.
 

Como cuidar de um furão?

1 - Gaiola

É preciso ter uma gaiola para que ele fique seguro, mas não esqueça que é necessário tirar ele da gaiola pelo menos uma vez ao dia para brincar. Geralmente eles dormem quando o tutor está fora e na chegada é só festa para brincar! O espaço dele também deve ter um cantinho escuro para ser a toca. Uma dica importante: não deixe ele sozinho em casa fora da gaiola, pois é um pet curioso e gosta de ir em lugares fechados e escuros, um risco em uma casa com fios soltos ou armários abertos.
 

<address>BANNER_APPEGADA</address>​​​​​​​
​​​​​​​

2 - Higiene

Cuidar de um furão não demanda muito na parte da higiene. Assim como os gatos, eles tem um autocuidado e não demandam banhos rotineiros. Caso queira criar uma cadência de limpeza, dê um banho a cada seis meses e com shampoo específico para não alterar o óleo natural da pelagem, sempre se atentando para não machucar os olhos, focinho e orelhinhas. Sobre as necessidades naturais desse pet, basta colocar papel picado na gaiola para ele e limpar todos os dias.

 

3 - Alimentação

Os furões são carnívoros. Você tem duas opções: ração adequada ou alimentação natural. A ração no Brasil costuma ser mais cara que a de outros pets, isso porque o ferret não é tão comum por aqui. Caso opte pela alimentação natural, o ideal é procurar um veterinário para acompanhar a dieta do seu companheiro! Petiscos são mais fáceis de serem encontrados nos pet shops e são excelentes opções para as horas de diversão e agrado.

 

4 - Acessórios

Eles precisam de potes de comida e água pesados ou fixados na gaiola para não ter o risco de virar. São pets brincalhões e isso pode acontecer com facilidade. Sobre isso, também é essencial deixar brinquedos disponíveis para eles ou então investir em uma gaiola divertida para que eles possam dormir e gastar energia. Eles não se importam com o tamanho, então pense mais na criatividade e diversão ao comprar coisas para o cantinho dele!

 

5 - Brincadeiras

Como dissemos anteriormente, eles adoram brincar! Assim como os cachorros esperam pelos seus tutores, os furões também ficam empolgados. Como eles dormem bastante, tem muita energia para gastar. O indicado é tirar ele da gaiola, passar um tempo junto e deixar ele explorar, mas sempre com muito cuidado para não deixá-lo entrar em algum buraco. 

 

Gostou de saber como é cuidar de um furão? Se você tem um ferrat em casa, não deixe de postar foto na appegada