Como cuidar de um furão? Saiba mais sobre o ferret!

Apesar de não ser muito comum no Brasil, o ferret é um excelente pet para ter em casa. Sua personalidade se aproxima muito dos gatos e cachorros. Não existe muito segredo para cuidar de um furão e ele pode ser um excelente companheiro já que ele se adapta com facilidade à rotina do tutor, além disso é muito fofo e adora brincar! Uma curiosidade interessante é que esse animalzinho foi domesticado no Egito antes mesmo dos gatos.
Como cuidar de um furão?
1 - Gaiola
É preciso ter uma gaiola para que ele fique seguro, mas não esqueça que é necessário tirar ele da gaiola pelo menos uma vez ao dia para brincar. Geralmente eles dormem quando o tutor está fora e na chegada é só festa para brincar! O espaço dele também deve ter um cantinho escuro para ser a toca. Uma dica importante: não deixe ele sozinho em casa fora da gaiola, pois é um pet curioso e gosta de ir em lugares fechados e escuros, um risco em uma casa com fios soltos ou armários abertos.
2 - Higiene
Cuidar de um furão não demanda muito na parte da higiene. Assim como os gatos, eles tem um autocuidado e não demandam banhos rotineiros. Caso queira criar uma cadência de limpeza, dê um banho a cada seis meses e com shampoo específico para não alterar o óleo natural da pelagem, sempre se atentando para não machucar os olhos, focinho e orelhinhas. Sobre as necessidades naturais desse pet, basta colocar papel picado na gaiola para ele e limpar todos os dias.
3 - Alimentação
Os furões são carnívoros. Você tem duas opções: ração adequada ou alimentação natural. A ração no Brasil costuma ser mais cara que a de outros pets, isso porque o ferret não é tão comum por aqui. Caso opte pela alimentação natural, o ideal é procurar um veterinário para acompanhar a dieta do seu companheiro! Petiscos são mais fáceis de serem encontrados nos pet shops e são excelentes opções para as horas de diversão e agrado.
4 - Acessórios
Eles precisam de potes de comida e água pesados ou fixados na gaiola para não ter o risco de virar. São pets brincalhões e isso pode acontecer com facilidade. Sobre isso, também é essencial deixar brinquedos disponíveis para eles ou então investir em uma gaiola divertida para que eles possam dormir e gastar energia. Eles não se importam com o tamanho, então pense mais na criatividade e diversão ao comprar coisas para o cantinho dele!
5 - Brincadeiras
Como dissemos anteriormente, eles adoram brincar! Assim como os cachorros esperam pelos seus tutores, os furões também ficam empolgados. Como eles dormem bastante, tem muita energia para gastar. O indicado é tirar ele da gaiola, passar um tempo junto e deixar ele explorar, mas sempre com muito cuidado para não deixá-lo entrar em algum buraco.
Gostou de saber como é cuidar de um furão? Se você tem um ferrat em casa, não deixe de postar foto na appegada!
Leia também

Leishmaniose pode matar meu cachorro?

Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?
