Gatos polidáctilos são muito comuns; saiba mais! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 25/08/2021 Saúde

Gatos polidáctilos são muito comuns; saiba mais!

A polidactilia também atinge o mundo animal, mas sem prejudicar a saúde e o bem-estar do gato. Leia e conheça mais sobre essa condição genética!
Gatos polidáctilos são muito comuns; saiba mais!

Os gatos polidáctilos são comuns no reino animal. A polidactilia é quando o animal nasce com dedos a mais nas patas; condição essa que pode acontecer com humanos também.

Apesar de ser uma condição que foge da genética habitual, a polidactilia não traz prejuízos à saúde nem prejudica o bem-estar e convívio dos bichanos. Saiba mais sobre os gatos polidáctilos e dê uma chance a esses animais que são puro amor!
 

Gatos polidáctilos: origem e por que acontece

Os gatos geralmente possuem 5 dedos nas patas dianteiras e 4 dedos nas patas traseiras. Porém, no caso dos gatos polidáctilos, cada pata possui 6 ou mais dedos nas patinhas, que podem ser um dedo completo ou apenas uma porção a mais de pele. É uma anomalia genética relativamente comum e que não causa prejuízos na saúde do animal.

Não é motivo para o tutor se preocupar, pois os gatos polidáctilos não possuem nenhuma condição diferente na saúde, sendo que os dedos a mais não atrapalham nas funções diárias do animal.
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>


Quais as causas da polidactilia em gatos?

Como em todos os casos de dedos a mais, os gatos polidáctilos são assim por questões genéticas. Ou seja, diferente do que muita gente pensa, essa condição não é uma doença.

A polidactilia acontece devido a uma mutação genética causada pela presença de um gene dominante. É uma herança genética que pode passar dos pais para os filhotes, sendo que um filhote de um gato polidáctilo tem mais da metade de chances de ser polidáctilo também.
 

Qualquer gato pode nascer polidáctilo?

A polidactilia pode atingir gatos de qualquer raça, porém, alguma raças possuem predisposição para desenvolver essa mutação, como os gatos da raça Maine Coon. Isso ocorre devido ao acasalamento dirigindo ou consanguíneo.
 

A polidactilia atrapalha os gatos? Tem algum cuidado especial?

O gato polidáctilo possui algumas vantagens, como maior equilíbrio na hora de saltar, escalar e caçar, ou seja, não atrapalha em nada nas atividades do dia-a-dia. Com relação aos cuidados, os tutores devem ficar atentos apenas com a questão das unhas, aparando-as regularmente e da maneira correta para evitar que o bichano se machuque.