Braquicefalia canina é fofa, mas inspira cuidados | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 18/08/2021 Saúde

Braquicefalia canina é fofa, mas inspira cuidados

Os doguinhos de focinho achatado possuem feição que exala fofura, mas é preciso atenção com relação à saúde deles; saiba mais!
Braquicefalia canina é fofa, mas inspira cuidados

Você já ouviu falar em braquicefalia canina? O nome é complicado, mas o significado é bem mais simples do que parece e temos a certeza de que você já deparou com algum cachorrinho por aí com essa característica. SPOILER: não é uma doença!

Saiba mais sobre a braquicefalia canina, suas principais características e quais os cuidados que os tutores devem ter com esses cachorros, para que eles tenham a melhor qualidade de vida possível!
 

O que é a braquicefalia canina e quais as suas causas

A braquicefalia canina é uma formação diferenciada nos ossos do crânio do animal, deixando a cabeça mais curta do que o habitual e o focinho achatado. A braquicefalia faz com que o cachorro apresente feições muito engraçadinhas, como face arredondada e olhos maiores, arregalados. Porém, ela causa uma maior predisposição a problemas respiratórios. 

A maior incidência de cães com essa característica ocorreu devido a interação do ser humano na criação de novas raças, selecionando as características mais cobiçadas a serem repassadas para os descendentes dos animais, seja por questões de estética ou aprimoramento genético. Porém, essa seleção e cruza direcionada não levaram em conta como afetariam os cachorros desenvolvidos dessa maneira.

<address>BANNER_APPEGADA</address>

Como a braquicefalia afeta a saúde dos cães

O focinho curto se tornou a marca de muitos doguinhos e faz com que isso continue sendo disseminado por aí. Porém, muitas pessoas não sabem que os pets com essa condição física podem sofrer com várias doenças e condições decorrentes da braquicefalia canina

Cães que têm o crânio curto são muito propensos a sofrer da síndrome do cachorro braquiocefálico, levando a problemas respiratórios e sintomas como: respiração ruidosa, dificuldade de respirar, palidez das mucosas, tosse, engasgos, dificuldade pra fazer exercícios, entre outros. O tratamento leva em conta a perda de peso e cirurgia para corrigir o estreitamento das narinas.
 

Como cuidar de um cachorro braquicefálico

Muitas companhias aéreas não aceitam transportar esses cãezinhos devido aos riscos envolvidos, por isso nem sempre dá pra levar um cão braquicefálico para viajar com o tutor.

Outra questão é com a temperatura corporal, pois a braquicefalia canina atrapalha a regulagem da temperatura corporal dos cães, fazendo com que esses animais sofram com o excesso de temperatura corporal, principalmente na primavera e verão. Por isso, esses animais devem evitar o calor em excesso, passeando apenas nos horários mais frescos do dia e evitar caminhos extensos.

A água desses cachorros deve estar sempre fresca; se precisar, o tutor pode colocar algumas pedras de gelo na água do bichinho em dias muito quentes. Outra dica legal para animais com dificuldade em reduzir a temperatura é o tapete gelado (que você encontra na appegada, inclusive!).

Com relação à alimentação, esta deve ser leve e seguir as recomendações do veterinário, pois os cães com braquicefalia  possuem tendência à obesidade, o que pode desencadear outros problemas de saúde.
 

Raças braquicefálicas mais comuns

A braquicefalia canina é comum em muitas raças, inclusive nas mais preferidas pelos brasileiros. Alguns cães que possuem essa condição são: Pug, Shih Tzu, Bulldog Inglês, Pequinês, Lhasa Apso, Boston Terrier, Boxer, Maltês e Dogue de Bordeaux.

E você, possui um cãozinho braquicefálico? Agora que você já sabe todos os cuidados para ter com ele, que tal postar fotos e comprar mimos pra ele no app da appegada? Baixe aqui e aproveite!