Saiba como prevenir a leucemia felina | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 09/08/2021 Saúde

Saiba como prevenir a leucemia felina

Assim como nos humanos, a leucemia felina interfere no sistema imunológico, podendo causar a morte do gato. Saiba como identificar e prevenir.
Saiba como prevenir a leucemia felina

Uma das preocupações relacionada à saúde dos tutores de gatos é com relação à leucemia felina, uma doença que ataca o sistema imunológico, causando diversos sintomas graves e podendo levar o animalzinho à morte. 

Reunimos as principais informações para que os tutores saibam identificar essa doença, como tratar e quais as formas mais eficazes de prevenção. Boa leitura!
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>​​​​​​​


​​​​​​​O que é leucemia felina?

A leucemia felina é transmitida pelo vírus Felv (Feline leukemia vírus). Esse vírus ataca o sistema imunológico do animal, deixando o gato suscetível a outras doenças, infecções e problemas reprodutivos.

A leucemia felina é contraída por meio de contato com secreção de outras animais contaminados, como saliva e urina. A gata prenha pode transmitir a doença para o filhotes durante o parto e amamentação. Animais que comumente compartilham com outros gatos tigelas de comida e objetos contaminados também podem acabar contaminados com o vírus. 

Quais os sintomas da leucemia felina?

Os principais sintomas da leucemia felina são: perda de peso, diarreia, vômito, apatia, febre, infecções na gengiva e problemas respiratórios. Ao surgir esses sintomas de maneira persistente, leve o animal imediatamente ao veterinário, para que exames detalhados sejam realizados.

Quanto mais cedo o diagnóstico da leucemia felina for feito, mais chances de sobreviver o gatinho tem. 
 

Cura e tratamento da leucemia felina

Infelizmente, a leucemia felina não tem cura, mas tem tratamento para proporcionar mais qualidade de vida para o animal e evitar que a doença se agrave.

Uma das maneiras de prevenir a leucemia felina é por meio da vacinação. Os tutores podem levar os gatos ainda filhotes (por volta de 8 semanas de vida) para tomar a primeira dose da vacina contra o vírus Felv, e o reforço segue de acordo com as orientações do veterinário. Manter o gato em um ambiente seguro, sem contato com animais de rua e outros lugares com possível contaminação também é uma maneira de evitar que o bichano fique doente.