Por que agosto é o mês do cachorro louco? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 02/08/2021 Saúde

Por que agosto é o mês do cachorro louco?

Cercado de crendices e lendas, o costume de falar sobre o mês do cachorro louco tem uma verdade por trás; saiba aqui!
Por que agosto é o mês do cachorro louco?

Todo mundo já ouviu falar que agosto é o mês do cachorro louco. Muitas pessoas acreditam que os cães ficam mais raivosos nessa época, outros atrelam às superstições e crendices envolvendo lobisomem e outras figuras fantásticas, porém tem uma questão de saúde que envolve esse ditado.

Leia o nosso artigo e saiba por que agosto é o mês do cachorro louco!
 

Agosto é o mês do cachorro louco… Será?

Na verdade, o que as pessoas pensam ser a loucura dos animais, é uma doença bem grave, altamente letal para os cães e que muitas pessoas conhecem: a raiva. A doença é causada por um vírus e tem, principalmente, o morcego como vetor. Os cães, quando brigam entre si, podem transmitir a doença caso estejam contaminados.

Até aí, tudo bem. Mas onde entra a questão de que agosto é o mês do cachorro louco? Vamos explicar!

Geralmente, no mês de agosto, é observado o aumento de cadelas no cio devido às condições climáticas, causando um comportamento mais agitado dos machos, que disputam entre si quem vai acasalar. Nesta disputa, que inclui brigas entre eles, faz com que a raiva se espalhe entre uma mordida e outra.  
 
Além da raiva, as brigas entre os machos também podem trazer outros problemas, como leishmaniose, e ferimentos de pele, músculos, olhos, narinas, boca e orelhas que, se não tratados e dependendo da gravidade, podem levar os animais ao óbito.

Então, a loucura dos cães nessa época nada mais é do que a disputa pelas fêmeas e a propagação de doenças entre as brigas. Por isso é importante tomar alguns cuidados específicos com os cachorros.
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>​​​​​​​​​​​​​​

Como prevenir a raiva em cães e outros animais domésticos

Com essa questão de agosto ser o mês do cachorro louco, as entidades ligadas à saúde animal aproveita o mês para conscientizar os tutores sobre a importância da vacinação em todas as épocas do ano.

Os pets devem estar sempre com a vacinação contra a raiva e outras doenças em dia, independente de campanha ou do mês, para evitar que a doença se espalhe em épocas mais suscetíveis, como em agosto.

Lembre-se: a raiva é uma doença grave que afeta os animais e os seres humanos, podendo matar muito rápido. Por isso, a vacinação anual é obrigatória e auxilia no controle da doença.