Garanta o bem-estar do pet durante a viagem
Quem ama bichos de estimação deve garantir o bem-estar do pet durante a viagem, seja de carro, avião ou outro meio de transporte. Sabemos que as viagens ainda não estão sendo estimuladas por conta da pandemia, porém, é bom os tutores já guardarem algumas dicas para quando puder pegar a estrada ou vias aéreas.
Relembramos um material feito em parceria com a Cuidados com seu Pet alertando sobre algumas precauções para quem pretende viajar com o amigo de estimação. Confere aqui!
Como garantir o bem-estar do pet durante a viagem
Além da segurança durante o transporte do seu pet, outra questão muito importante é com o bem-estar do pet ao longo do trajeto.
Se o deslocamento for curto e se o bichinho estiver acostumado a passear de carro, provavelmente a viagem será bastante tranquila, mas se o trajeto for longo, alguns cuidados são necessários. “Fazer paradas para que o animal se movimente um pouco, para que ele beba água ou possa fazer suas necessidades fisiológicas é fundamental”, orienta a médica veterinária Lizete Richard Cabrera.
É comum alguns donos medicarem seus amigos de estimação que ficam mais inquietos dentro do carro. Lizete explica que é muito importante consultar um médico veterinário antes de manipular qualquer medicação. “A dosagem, por exemplo, muda de acordo com o peso do pet. Ao consultar um profissional, você evita danos ao animal”, conclui.
<address>BANNER_APPEGADA</address>Como transportar o bichinho em uma viagem
Para que o bem-estar do pet durante a viagem seja garantido, é bem importante transportá-lo de maneira segura confortável. Adquira um caixa de transporte adequada para o tamanho e peso do animal, onde os movimento não fiquem limitados e o pet consiga se sentir bem. Certifique-se de forrar um tapete higiênico no chão da caixa de transporte para que o animalzinho possa fazer as necessidades. No caso de viagens curtas no carro, existem cadeirinhas específicas para pets, muito parecidas com as de crianças.
Mantenha o pet alimentado e hidratado
Manter o animalzinho de estimação alimentado e hidratado é fundamental para garantir o bem-estar do pet durante a viagem. Se for necessário, pare a viagem de tempos em tempos para ter a certeza de que o animal beba água e se alimente. Em caso de viagens longas de avião, onde o pet muitas vezes não fica junto com o tutor, é importante que a caixa de transporte tenha um compartimento para o animalzinho beber água; já a alimentação deve ser feita até duas horas antes do voo para não dar enjoos no pet.