Chihuahuas são os menores e mais leais cachorros do mundo | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 19/06/2021 Dicas

Chihuahuas são os menores e mais leais cachorros do mundo

Essa raça é considerada a menor do mundo; porém, o amor e a lealdade deles é gigante. Saiba mais!
Chihuahuas são os menores e mais leais cachorros do mundo

Quando se fala de Chihuahua logo vem à cabeça aqueles cachorrinhos colocados para passear em uma bolsa. Realmente, eles são bem pequenos, porém, são cheios de vida, alegres, brincalhões e apegados com os tutores.

Venha saber mais sobre o Chihuahua e se encante por esse cãozinho que, de pequeno, só tem o tamanho!

 

Surgimento da raça

Não há um consenso com relação ao surgimento do Chihuahua, mas acredita-se que eles tenham surgido no México; inclusive, o nome da raça faz alusão ao estado mexicano onde a raça teria sido criada.

Considerada a menor raça de cachorro do mundo, seus exemplares possuem cerca de 15 centímetros de altura e peso médio de dois quilos; a expectativa de vida é alta, com média de 15 anos.

 

Comportamento do Chihuahua

Os Chihuahuas costumam ser muito apegados ao dono e têm certa resistência com crianças, por isso é preciso ter paciência, cuidado e não deixar esses cachorrinhos sozinhos com crianças menores de 7 anos. 

No geral, são cachorros que convivem bem com outros animais e adoram passear, porém esse treinamento deve começar desde filhote. O treinamento é importante porque o Chihuahua é muito protetor e territorialista, podendo atacar outras pessoas por achar que o tutor está em perigo. 

 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Alimentação e saúde do Chihuahua

Por ter o porte pequeno, esses cachorros consomem menos quantidade de comida. Deve-se oferecer uma ração específica para a raça e a idade do animal, sendo que alguns petiscos podem ser oferecidos, mas não devem substituir a alimentação principal.

Com relação à higiene dos Chihuahuas, os banhos podem ser dados uma vez ao mês, já a tosa só é válida para os exemplares de pelo longo. Os dentes desses cachorros devem ser escovados uma vez por semana, para evitar tártaro.

A ida ao veterinário é importante, pois o Chihuahua pode desenvolver problemas cardíacos e de articulações, características da raça; então é importante ter um acompanhamento regular. Como são sensíveis às baixas temperaturas, na época do frio é importante manter esses cachorrinhos bem agasalhados.