Saiba como criar um hamster da maneira certa | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 05/06/2021 Saúde

Saiba como criar um hamster da maneira certa

Hamsters são fofinhos e dóceis, mas precisam de cuidados especiais. Veja dicas para prolongar a vida do roedor.
Saiba como criar um hamster da maneira certa

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como criar um hamster da maneira certa. Por serem bichinhos pequenos, tem-se a impressão de que é mais fácil de cuidar, mas não é bem assim. Por isso, é muito importante saber quais os cuidados necessários para desfrutar de maneira divertida a companhia de um hamster. Acompanhe!
 

Afinal, o que é o hamster?

Os hamsters são roedores da família Cricetidae, com origem na África e na Ásia. São animais de hábitos noturnos, ou seja, dormem a maior parte do dia e ficam mais ativos no início da noite. 

Possuem, em média, 7,5 cm de comprimento e 30 gramas e seus dentes incisivos ficam em constante crescimento, daí a necessidade de estarem sempre roendo para que os dentes não cresçam demais. 

Outra característica dos hamsters é que eles são capazes de guardar comida na parte interna das próprias bochechas, sem contato com a saliva, o que mantém o alimento sempre fresco.

 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Como criar um hamster em casa

Apesar de serem pequeninos, os hamsters demandam alguns cuidados para prolongar a vida. O primeiro passo é entender os acessórios necessários para dar conforto e bem-estar ao bichinho.

Um dos pontos fundamentais sobre como criar um hamster é a escolha do ambiente. O animal deve ficar em um local seguro, protegido de raios solares, vento, fontes de calor e risco de queda, devendo ficar dentro de uma gaiola. Gaiola, aliás, que deve ser escolhida criteriosamente: uma gaiola segura deve ter espaço suficiente para o hamster explorar, se exercitar, comer, fazer as necessidades e descansar. 

Outro ponto a ser observado é com relação aos exercícios. Hamsters são muito ativos e precisam se movimentar com frequência, então é importante ter a famosa roda de hamster na gaiola, uma bola de exercícios, muito utilizada para o animalzinho se exercitar pela casa com segurança, além de outros brinquedos específicos.

Com relação à alimentação, os hamsters comem rações apropriadas para a idade e raça, além de petiscos de feno e alfafa. O veterinário vai indicar qual as porções diárias recomendadas para o animal. 
 

Higiene e saúde do hamster 

Os hamsters são muito ligados com a higiene, então é bem importante manter a gaiola sempre limpa, para evitar mau cheiro e a infestação de microrganismos. 

Com relação ao banho, hamsters são iguais aos gatos: eles próprios se limpam. Porém, um banho específico feito pelos tutores deve ser considerado. A cada três meses, é importante utilizar um xampu em pó específico para roedores ou lenços apropriados, para livrar o hamster de fungos, ácaros ou outros incômodos; o banho tradicional com água e sabão não é indicado.
 

Personagem famoso

Muitos animais da ficção costumam marcar gerações de fãs, principalmente crianças e adolescentes e, com o hamster não é diferente.

Esse animalzinho foi tema do desenho japonês Hamtaro, onde o personagem-título e seus amiguinhos se envolviam em diversas situações divertidas. O desenho foi ao ar durante o início dos anos 2000 e marcou a criançada da época.