A fumaça do cigarro faz mal para os pets | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 14/05/2021 Saúde

A fumaça do cigarro faz mal para os pets

Além da fumaça, outro perigo para os pets são as bitucas de cigarro que podem ser engolidas.
A fumaça do cigarro faz mal para os pets

Se você é fumante e possui um animal de estimação, saiba que a fumaça do cigarro faz mal para os pets. Pouco se comenta sobre os malefícios causados aos pets por conta desta fumaça, mas não é segredo que ela causa danos tanto para quem fuma quanto para quem está ao redor, incluindo pessoas e animais de estimação.

Detalhamos como a fumaça do cigarro faz mal para os bichinhos e o que os tutores fumantes devem fazer para não prejudicar seus pets. Boa leitura!

 

A fumaça do cigarro faz mal para os pets, causando doenças e outros riscos

Cães e gatos que convivem ou conviveram com fumantes correm o risco de terem sua saúde fragilizada, o que pode acarretar no aparecimento de diversas doenças, como irritações na pele, doenças respiratórias, doenças crônicas, ganho de peso e até câncer. 

De acordo com um estudo da Universidade de Glasgow, na Escócia, o contato com a fumaça pode ser uma das causas de danos celulares presentes em alguns animais, que acabam evoluindo para tumores malignos. 

Além da fumaça, outro perigo para os animais são as bitucas de cigarro que podem ser engolidas, fazendo com que o animal ingira 25% da nicotina presente no cigarro. Tal ingestão pode causar o envenenamento do bichinho.

 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Quais os cuidados que o fumante deve ter com os pets em casa

Como dito, a fumaça do cigarro faz mal para os pets e a bituca também. Por isso, mesmo os tutores não-fumantes devem ficar atentos quando passear com seus mascotes na rua, pois é possível encontrar bitucas de cigarro pelo caminho. Todo cuidado é necessário!

Outra dica para quem não fuma, mas que por algum motivo tem um pet que passa algum tempo com fumantes, é: mantenha-o sempre limpo. Banhos são a melhor forma de eliminar as toxinas do cigarro que ficam impregnadas no pelo e que podem ser lambidas pelo animal de estimação.