Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 12/04/2021 Saúde

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Treinar o bichinho para fazer as necessidades no lugar correto exige disciplina do tutor. Entenda como fazer isso de forma mais fácil!
Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Muitos tutores concordam: ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo não é uma tarefa fácil! A grande maioria dos animais utilizam suas necessidades como forma de marcar o território, algo próprio do instinto; porém este comportamento não é muito bem-vindo em um ambiente doméstico, principalmente em casas com pouco espaço disponível ou mesmo em apartamentos.

Dependendo da personalidade do animal e da maneira como o tutor treina o pet, esse objetivo pode demorar a ser alcançado. Mas, para deixar essa tarefa mais fácil (e por que não mais divertida?!), a appegada reuniu algumas dicas. Veja só!

 

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo: quando começar

É fato que adestrar e treinar os pets ainda filhotes torna a missão mais fácil. Por isso, logo que adotar um cachorro, é importante treiná-lo desde o começo e indicar qual o lugar certo para ele fazer as necessidades. Porém, ensinar esses comandos para cães adultos ou até mesmo idosos também é possível, basta ter paciência e disciplina!

 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Escolha um local adequado

Os cachorros costumam “explorar” o espaço onde vai fazer xixi ou cocô, por isso, o tutor precisa arranjar um espaço de tamanho suficiente para o pet caminhar por ele. Além disso, o espaço deve ficar uma distância considerável do local de dormir e de se alimentar do cãozinho. Definido o local, é hora de colocar o tapete higiênico e partir para o treinamento!

 

Paciência é o mantra

Para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, é necessário ter bastante paciência. Cada animal tem um tempo próprio de aprendizagem, assim como os humanos, por isso não se irrite se o animalzinho demorar a entender qual o lugar certo para fazer as necessidades. Isso vale tanto para os cães filhotes, quanto para os adultos.

 

Criar e manter um rotina é importante

Para facilitar o entendimento do cachorro sobre o local certo para se fazer as necessidades, é importante criar e manter uma rotina. Normalmente, os cães costumam defecar ou urinar logo após terminar de comer, de brincar, fazer exercícios ou levantar de uma sonequinha. Então, ao criar um horário para essas atividades, será mais fácil entender a hora em que ele vai fazer as necessidades para colocá-lo próximo ao banheiro dele.

 

Recompensa sim, bronca não!

Assim como em todo o treinamento, ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo exige uma recompensa! Então, todas as vezes em que acertar o local de fazer cocô ou xixi, o cãozinho deve ser recompensado com petiscos, brincadeiras divertidas e muito carinho. Mas, se por um acaso ele errar o lugar, não é certo dar bronca, esfregar o focinho do cão na sujeira ou outros métodos agressivos, pois isso estressa o animal e só atrapalha a situação.

 

Banheiro limpinho é tudo de bom

Sim, os doguinhos também gostam de um local limpinho para fazer as necessidades, por isso os tutores devem sempre recolher os tapetes sujos e trocá-los por outros limpos, pois assim evita de o cachorro escolher um local inadequado na próxima vez.
 

E você, está neste processo de ensinar o seu cachorro a fazer xixi no lugar certo? Pois saiba que, na appegada, você encontra tapetes higiênicos, desodorizadores, petiscos e tudo o que você precisa para treinar o seu doguinho! Baixe o app, vá na aba market e aproveite!