Como manter uma boa convivência entre os pets | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Equipe appegada em parceria com Botica Pets, 15/03/2021 Petlovers

Como manter uma boa convivência entre os pets

Ao contrário do que muita gente pensa, a convivência entre pets que já estão na casa e os recém-chegados pode ser amistosa; veja as nossas dicas!
Como manter uma boa convivência entre os pets

É preciso pensar em estratégias para estimular a boa convivência entre os pets, principalmente quando um novo animal chega em casa. Depois de analisar o bolso e verificar se a sua casa comporta mais um filho de quatro patas, os tutores geralmente já conseguem imaginar como será o comportamento do seu melhor amigo com mais um membro na família; basta verificar como ele se comporta quando está próximo de outros animais!

É natural que o novo integrante esteja rodeado de atenção e presentes; por isso, é preciso planejar a introdução do seu novo peludo, afinal, nossas ações podem gerar ciúme nos animais da casa e isso afeta diretamente o processo de inclusão e apresentação deles.

Brigas por ciúmes ou comida, disputa por objetos, território e atenção são comportamentos comuns assim que adotamos mais um pet. Para facilitar a adaptação entre os novos amigos, reunimos três dicas para uma boa convivência entre os pets; veja só:

 

Leve em conta o perfil do seu animal que já vive na casa

Quando já existe um bichinho na casa, é preciso levar em conta o perfil do seu cão ou gato: ele é sociável? Se sim ele pode ficar feliz ao ganhar um novo companheiro. Porém, se ele já não se dá bem com outros animais na rua, por exemplo, pode ser que a adaptação seja mais difícil. Os gatos, geralmente, são animais mais solitários, podendo estranhar a presença de um cãozinho novo na família; outra questão é a diferença de idade entre os animais,pois enquanto o filhote quer brincar, o idoso prefere descansar. 

Isso não quer dizer que seja impossível a convivência entre eles, mesmo que não sejam os mais sociáveis do mundo. 

 

Faça um check-up da saúde do novo pet

É importante que o novo animal seja consultado com um veterinário antes de ser introduzido na família. O profissional deverá realizar exames clínico e complementares para avaliar se existem doenças que podem ser transmitidas de um animal para outro.

 

Para uma boa convivência entre os pets, faça uma introdução aos poucos

Alguns gatos têm afinidade por cães, outros não. Sendo assim, a adaptação deve ser gradual. Como são de espécies diferentes, alguns hábitos também são diferentes e isso precisa ser respeitado. Uma dica é separar um cômodo para o novo animal, com água, comida, caixas de areia e caminha. Também pode-se utilizar feromônios sintéticos para os gatos, que devem ser aplicados pelo menos dois dias antes da chegada do novo bichinho.

Após o novo pet ter se adaptado ao local, os animais podem ser apresentados sob supervisão, com estímulos positivos como alimentos favoritos, brinquedos e carinho. A alimentação, rotina de passeios, brincadeiras e banho deve ser mantida para o animal mais velho, a fim de que ele não sinta uma mudança importante com a chegada do novo companheirinho!

 

Agradecimentos: Botica Pets.