Vermifugação: Qual a sua importância
A vermifugação deve acontecer de maneira regular na vida do pet, uma vez que ela é importante para manter a saúde do animal em dia e impedir a proliferação de parasitas entre eles.
Mas de quanto em quanto tempo ela deve ser administrada? Quais são todos os benefícios deste tratamento? Para entender mais sobre este cuidado imprescindível, acompanhe o texto abaixo e saiba mais!
Por que a vermifugação é importante?
É a partir da vermifugação que se torna possível acabar com parasitas que se alimentam do sangue e dos nutrientes do pet, causando efeitos em sua saúde física.
Além disso, a vermifugação também serve como um tratamento preventivo, ou seja, caso o pet já tenha sido vermifugado, o reforço deve acontecer anualmente para garantir que o organismo do mesmo não tenha o reaparecimento deste problema.
E essa prevenção também impacta diretamente na saúde dos humanos e de outros pets que convivem com o animal de estimação, considerando que é possível que o parasita se instale nos organismos que tenham contato com o pet contaminado.
Por isso, se você quer manter a saúde do seu melhor amigo em dia e ainda proteger a todos que têm contato com ele, faça a vermifugação de maneira recorrente e siga as orientações dadas pelo veterinário.
Quando deve ser feita a vermifugação?
A vermifugação em cães deve acontecer quando eles ainda são filhotes, aproximadamente com 15 dias de vida. Depois, é necessário fazer de 15 em 15 dias mais duas doses da vermifugação.
Esse período tem por objetivo cobrir o tempo que o pet estará sendo amamentado, sendo que ele poderá contrair parasitas por meio do leite da mãe. Depois deste período, a vermifugação deverá acontecer de maneira recorrente, a cada 3 meses.
Vale lembrarmos que a dose e o vermífugo em si deverão ser prescritos pelo médico veterinário, a fim de encontrar a melhor dose e a melhor composição para a raça e o porte do seu cachorro.
No caso de gatos, a primeira vermifugação deve acontecer com 15 dias de vida, e depois de 15 dias novamente. Seguindo até o sexto mês de vida, o pet deverá receber 1 dose mensal.
Passado este período, a vermifugação também deverá acontecer a cada 3 meses, de acordo com a dose e o vermífugo que for receitado pelo veterinário. Lembre-se que o tamanho do gatinho impacta diretamente na quantidade de vermífugo que será administrado para ele, ok?
Prevenir é melhor do que remediar
Administrar o vermífugo dentro do período recomendado pelo médico veterinário é de suma importância para garantir que o pet não prolifere parasitas e, além disso, não desenvolva doenças que possam deixá-lo debilitado e fraco.
Cuide do seu amigo, e se ele apresentar sintomas como vômito, apatia, diarreia ou se houver mudanças na alimentação e nas necessidades, procure auxílio veterinário. Quanto antes tratar, melhor! E, a partir disso, comece a incluir o consumo de vermífugo na rotina do seu amigo de quatro patas, para que ele não tenha problemas mais tarde.
E você, appegado, já sabe: os melhores vermífugos para o seu bichinho estão em nosso Market. Baixe o app e garanta mais saúde para o seu pet!
Agradecimentos: Portal Web Cachorros.