Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos?
Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos. Essa é uma afirmação super verdadeira e passa longe de ser mais um dos velhos mitos brasileiros. Castração é coisa séria e tem inúmeros benefícios para os animais e, consequentemente, também para os tutores que podem evitar cirurgias e gastos com a saúde do pet.
Todo apegado quer ver seu animalzinho de estimação bem e vivendo por muitos anos, não é mesmo? Então é preciso falar sobre a castração! Apesar de ser um tema que vem sendo discutido amplamente, ainda não é toda família que prioriza o procedimento. Alguns tutores sempre querem deixar para depois ou até, caso tenham apenas um pet em casa, não veem necessidade na cirurgia.
Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos
Assim como para os humanos, prevenir o risco de câncer e outras doenças é fundamental para a qualidade e longevidade dos animais de estimação. Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos em até 99%. Não é surpreendente?
No caso das fêmeas, segundo artigo do CRMVSP, a castração antes do primeiro cio reduz a incidência de câncer de mama, nos machos a probabilidade de desenvolver câncer de próstata.
A vantagem do procedimento, considerado simples, não é apenas para a prevenção de tumores. Em fêmeas, a castração também evita a piometra (quando bactérias entram no útero e causam infecção) e a gravidez psicológica que pode gerar uma mastite por conta do leite empedrado.
Outro benefício que vale tanto para cães e gatos, machos ou fêmeas, é a diminuição da agressividade e necessidade de marcar território. Por isso, algumas pessoas dizem que os pets ficam ‘calmos’ após o procedimento.
Mas, se você tem um agitadinho aí na sua casa, não se anime tanto! A cirurgia realmente diminui a agressividade, mas não garante que o animal terá menos energia. Essa questão parte de outros fatores como personalidade e raça!
Quando castrar meu pet?
Não existe um consenso sobre a idade perfeita para a castração de um animalzinho de estimação. Geralmente é indicado buscar o procedimento após a puberdade, quando o pet tem a partir de seis meses de idade. Outros especialistas acreditam que basta esperar passar o primeiro cio para agendar a cirurgia.
Existem algumas raças que, devido ao crescimento e mudanças, é preciso esperar um pouco mais. Neste caso, o veterinário do pet pode orientar qual é a data ideal logo após as primeiras consultas ou vacinações. Lembre-se: a opinião de um especialista que conhece seu pet é sempre mais importante!
Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos e ainda é um ato de amor e cuidado. Se você não castrou seu pet quando filhote e acha que é tarde demais, procure uma clínica para fazer o procedimento o quanto antes. Mesmo que com o passar dos meses e anos a porcentagem de prevenção caia um pouco, ainda é importante fazer a castração.
Se você adotou um novo bichinho, adquira o Plano de Saúde appegada by Péti. Com ele, o procedimento de castração do seu novo filhinho pode ser feito no seu veterinário de confiança e sem passar por dificuldades financeiras. Acesse nosso site e veja o melhor plano para vocês!