Pulgas em animais de estimação e como se prevenir | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 19/09/2020 Saúde

Pulgas em animais de estimação e como se prevenir

Tudo que você precisa saber sobre esse inimigo invisível para livrar seu animalzinho e a sua casa!
Pulgas em animais de estimação e como se prevenir

As pulgas em animais de estimação dão muita coceira no bichinho e dor de cabeça para o tutor. Isso porque, por mais que você não veja, elas podem tomar conta do ambiente e causar muito incômodo para o pet. 

Trata-se de insetos minúsculos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. É muito comum em cachorros e gatos. Elas conseguem chegar nos animais e nos ambientes pela capacidade de pulo que pode chegar em até 18 centímetros de altura. 

As pulgas em animais de estimação como gatos e cachorros incomodam muito. As mordidas causam coceira, perda de pelo e pode evoluir para infecções sérias. Além disso, elas migram para o ambiente também podem causar alergias no humanos. Por isso, é preciso combater esse inseto e se prevenir sempre! 

BANNER_APPEGADA

A propagação das pulgas em animais de estimação e no ambiente


Para entender como funciona a propagação, é preciso saber como esses insetos vivem. O ciclo de vida da pulga possui quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta. A fase que vemos no animal é apenas a adulta, que representa 5% da infestação. A forma jovem é representada pelos outros 95%. E nessa fase jovem que as pulgas ficam no ambiente onde o animal vive. Como os pets hoje não ficam apenas no quintal, o ambiente pode ser também as camas, o sofá, tapetes e por todos os outros lugares frequentados por ele.

 

Como identificar as pulgas


Se você encontrar "pontinhos pretos" na pele e nos pelos do seu gato ou cachorro, é indicativo de que ele está com pulga. Outra observação importante é o quanto ele tem se coçado, é visível o incômodo que a pulga causa.

Pulga é um assunto sério, pois em casos mais graves pode levar o animal à morte. Tudo porque a infestação pode causar alergias e contribuir para verminoses nos pets. Outro ponto importante, é lembrar que os humanos também podem ter algumas alergias causadas por esse inseto. 

 

Prevenção


Mesmo que você já tenha tratado uma infestação, é preciso se prevenir sempre! Por conta da facilidade de propagação, seu pet pode pegar pulga várias vezes. Para que isso não aconteça, você precisa fazer uma prevenção mensal com diferentes produtos que estão no mercado. Assim você protege seu pet e a sua casa. Para saber qual o meu produto e indicação por espécie e peso, consulte o seu veterinário. Lembrando que a especialidade que cuida dos assuntos da pele é a dermatológica! 

Gostou de saber mais sobre pulgas em animais de estimação e conhecer a principal forma de prevenção? Então é só baixar o aplicativo appegada e clicar na aba Market para encontrar o produto certo para combater as pulgas no seu pet!