Perda de pelos em animais: quando procurar um veterinário | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 03/09/2020 Saúde

Perda de pelos em animais: quando procurar um veterinário

Saiba quando dar atenção para a perda de pelos do seu pet e levá-lo para um dermatologista veterinário.
Perda de pelos em animais: quando procurar um veterinário

A perda de pelos em animais de estimação é natural até certo ponto e em algumas épocas específicas. Porém, é difícil saber distinguir quando está dentro da normalidade e quando é motivo de preocupação. Por isso, separamos algumas dicas e respondemos dúvidas para você ficar de olho na saúde da pele do seu pet! 

 

Por que ocorre a perda de pelos em animais?

 

As quedas de pelos ocorrem por várias razões e é preciso avaliar cada caso. Mas, normalmente, ocorre a perda fisiológica que tem como causa o envelhecimento do próprio pelo ou da raiz (que é conhecida por folículo). Neste caso, o pelo cai para ser, em seguida, substituído por outros.

Para saber quando está dentro da normalidade, é importante entender que a queda acentuada de pelos é normal pelo menos duas vezes ao ano. Essa perda é natural e acontece por conta das alterações de temperatura. Conforme as estações do ano mudam, a textura e o comprimento da pelagem também mudam. Um exemplo claro é no verão, quando a pelagem fica mais rala e no inverno mais densa; porém sem falhas no pelo em ambas as situações.
 

Quando a perda de pelos em animais é considerada anormal?

 

A queda de pelos, também chamada de alopécia ou ausência de pelos, pode demonstrar um problema específico da pele, mas também pode ser consequência de um problema orgânico. Ou seja: um comprometimento funcional de órgãos ou glândulas. 

 

Tirando a troca de pelagem por conta da estação, é preciso ficar de olho quando existe o caimento recorrente. A queda patológica de pelos é considerada anormal. O tutor pode identificar facilmente ao perceber que existem partes do corpo do pet onde o pelo fica falhado. Essas doenças e falhas podem ter diferentes causas e é preciso investigar para que o pet tenha o melhor tratamento possível.

 

Quando procurar um veterinário?

 

É muito importante observar a perda de pelos em animais de estimação, pois pode indicar uma dermatopatia ou até indicativo de outras doenças. Então, tratar a saúde da pele do bichinho é também um ato de amor! 

 

Ao notar as quedas fora das épocas de mudanças de estação ou qualquer incômodo que ele tenha na pelagem, procure um dermatologista veterinário, que é o profissional que vai tratar o seu pet.

 

Gostou das dicas veterinárias da appegada? Siga as nossas redes sociais; lá você encontra outros conteúdos, além da aba exclusiva no app para adquirir os melhores produtos para cuidar da saúde do seu pet!

 

Facebook e Instagram.