Doenças de pele em cachorro: raças mais afetadas | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira , 31/08/2020 Saúde

Doenças de pele em cachorro: raças mais afetadas

É importante cuidar da pele do seu pet. Conheça algumas raças de cachorro que são afetadas por dermatopatias.
Doenças de pele em cachorro: raças mais afetadas

Existem diversas doenças de pele em cachorro, com diferentes níveis de gravidade, mas todas possuem tratamento. Algumas raças podem ser mais afetadas que outras. Hoje vamos falar sobre algumas dessas raças e doenças que podem afligir o seu pet! 

 

 Doenças de pele em cachorro tem ligação com a raça?

 

O termo dermatopatia é usado para abordar de forma genérica e ampla todas as doenças que seu pet pode ter na pele, seja ele filhote ou não. Algumas dessas doenças são genéricas e não tem ligação direta com a raça do animal, como no caso de sarna e fungos. 

 

Entretanto, algumas doenças de pele em cachorro podem ter uma ligação com a raça. Isso acontece porque alguns problemas de saúde podem aparecer com mais frequência em algumas raças por conta da genética. No caso de uma dermatopatia, é preciso levar em consideração o fator congênito. 

 

Algumas raças e suas predisposições genéticas para doença de pele:

 

Schnauzer Miniatura 

 

Síndrome do Comedão: parece cravos. É um defeito de queratinização folicular, causando o acúmulo de queratina dentro dos folículos pilosos. Acomete a região dorsal, é indolor, porém é necessário tratar para não causar infecções.

 

Aurotriquia: é a mudança da coloração do pelo para dourado. Acomete áreas

do tronco, periocular e orelha. Acredita-se que exista alguma influência genética, pois este quadro acontece apenas com a raça Schnauzer Miniatura. É de caráter estético e a coloração pode voltar ao normal sozinha com o passar do tempo.

 

Cocker

 

Seborréia e Otite Seborréica: a epidermopoiese é a produção das células da pele

que dura aproximadamente de 22 a 28 dias, já nos Cockers essa produção ocorre a cada 7 dias. Por isso, acaba ocorrendo o acúmulo de células mortas na superfície da pele predispondo o crescimento de fungos e microrganismos de bactérias. Isso acaba causando uma infecção com quadro clínico de aumento de sebo e gordura na pele e pelos, odor, coceira, queda de pelos e hiperpigmentação da pele. O mesmo ocorre dentro do ouvido, causando infecções recorrentes.

 

Bull Terrier

 

Piodermites dos Bulls: infecção de pele recorrente causada por bactérias, com a formação de elevações avermelhadas, presença de pus, erosão e sangue. Em geral, causa bastante coceira e perda de pelos. Pode ser superficial e profunda dependendo da camada da pele que atingir. A causa pode ser predisposição genética, alergias ou imunodeficiência celular.

 

Hipersensibilidade Alimentar e Dermatite Atópica Canina: com uma hipersensibilidade alimentar, o sistema imune produz uma resposta alérgica a determinados alimento. Isso acaba causando coceira intensa na região de boca, periocular, perianal, perda de pêlos e infecções de ouvido recorrentes, além de infecções de pele. Já a Dermatite Atópica ocorre por defeito de barreira cutânea e uma hiperatividade do sistema imune a alérgenos ambientais como pólens e ácaros.

 

Dermatite Actínica: é comum nos Bulls Brancos. São lesões de pele causadas por

exposição aos raios ultravioletas excessiva, uma queimadura solar crônica. A pele, principalmente na área do abdômen, se torna espessa, elevada, avermelhada e sem pelos. Podem ser consideradas lesões pré-neoplásicas, ou seja, predispostas a evoluir para um câncer de pele.

 

Shih Tzu e Lhasa Apso 

 

Quando se trata de doenças de pele em cachorro, essa raça é muito atingida. 

 

As Dermatites Alérgicas são as principais causas de problemas de pele em Shih Tzu e Lhasa Apso. Destaca-se a Dermatite Atópica Canina como a maior causa das alergias. Trata-se de uma doença de pele inflamatória, crônica e que causa vermelhidão e muita coceira na pele e patas, além de infecções de ouvido recorrentes.

 

Pets com Dermatite Atópica apresentam um defeito da barreira cutânea permitindo que alérgenos ambientais e alimentares consigam passar pela barreira da pele, uma

hiperatividade do sistema imune, infecções de pele recidivantes e uma pele ressecada.

 

Como tratar doenças de pele em cachorro

 

É muito importante buscar tratamento para qualquer tipo de dermatopatia que seu pet apresentar. São doenças que causam muito incômodo e  podem evoluir rapidamente. Você sabia que existem veterinários especialistas em pele? Eles existem e é preciso consultar ao menor sinal de problema de pele, genético ou não.