Doenças de pele em gatos: com quem tratar? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira , 20/08/2020 Saúde

Doenças de pele em gatos: com quem tratar?

Se o seu pet está sofrendo com uma dermatopatia, descubra como ajudar.
Doenças de pele em gatos: com quem tratar?

Este assunto é bem comum para cachorros, mas também existem doenças de pele em gatos. O termo dermatopatia é usado para abordar de forma genérica e ampla todas as doenças que seu pet pode ter na pele, seja ele filhote ou não.

 

Se você notou que seu gato vem sofrendo com alguma reação alérgica ou fungos, pode ser que ele tenha uma dermatopatia e é necessário investigar. Assim como nós temos médicos que cuidam de determinada área da saúde humana, existem veterinários que são especialistas em tratar a pele do animal.

 

Doenças de pele em gatos: a raça persa 

 

É impossível falar das doenças de pele em gatos, sem citar a raça persa ou himalaio. Quando jovens, eles podem possuir uma dermatite facial de causa desconhecida. Estima-se que seja de caráter hereditário. 

 

Logo no início da patologia, surgem crostas bem aderidas e mais escuras que os pelos e pele devido a intensa sedimentação da secreção sebácea. Assim que o tutor notar o aparecimento dessa massa, é importante não deixar evoluir e levar o quanto antes para um dermatologista veterinário. A falta de tratamento pode causar quadros erosivos e úlceras, o que causa sofrimento ao pet.

 

Dermatofitose 

 

Entre as principais doenças de pele em gatos, a dermatofitose é bem comum. Trata-se da infecção de pele causada por fungos. Essa infecção pode acontecer em qualquer idade, mas a incidência é maior em felinos jovens e também quando existe algum problema de imunidade com o pet. Esta doença causa a perda de pêlos e alguns gatos sentem coceira no local. 

 

Diferença entre dermatopatia e dermatite

 

É muito comum as pessoas confundirem as doenças de pele e consideraram quase tudo como um dermatite. Mas não é bem assim! A dermatopatia é uma área que cuida e trata as doenças da pele e a dermatite pode ser uma inflamação da pele, sendo apenas um dos inúmeros quadros dessa especialidade. 

 

Dermatologista veterinário 

 

A pele é um órgão muito importante para todo ser vivo e cuidar dele é essencial para ter qualidade de vida. No caso dos pets não é diferente. Seja doenças de pele em gatos ou em cachorros, você precisa procurar um especialista na área para investigar e cuidar do seu animalzinho de estimação. 

Este profissional irá examinar, solicitar os exames necessários e indicar o melhor tratamento para o seu pet. Alergias e feridas incomodam muito e tratar é a única opção!

 

Quer receber mais dicas veterinárias? Siga no Instagram e Facebook.

 

Baixe o aplicativo appegada aqui