Cachorro que dorme em casa fica menos ansioso e destrutivo | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira , 03/08/2020 Saúde

Cachorro que dorme em casa fica menos ansioso e destrutivo

Está procurando um bom motivo para deixar seu pet dormir com você? Então, acabou de encontrar!
Cachorro que dorme em casa fica menos ansioso e destrutivo

Segundo um estudo, cachorro que dorme em casa fica menos ansioso e, com isso, tem menos propensão a destruir móveis e objetos. Esta é uma pesquisa desenvolvida pelo especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi. Apesar de ainda estar em fase inicial, o tutor da famosa Estopinha garante que tem bons número que embasam o estudo. Vem saber mais!
 

Será mesmo que cachorro que dorme em casa tem um comportamento melhor?

Em 2018 alguns números foram apresentados no Encontro Anual da Associação de treinadores Profissionais de Cachorros. Este encontro aconteceu nos Estados Unidos e o especialista apresentou uma análise de dados coletados a partir de um questionário na página da Estopinha. Cerca de 60 mil pessoas participaram.

As perguntas eram basicamente onde o cão dormia, com qual frequência ele destruia objetos e se ele fazia as necessidades fora do lugar quando era deixado sozinho. São questões chaves para saber o grau de ansiedade do pet e o quanto ele sofre com a separação.

Como resultado, descobriu-se que o cachorro que dorme em casa tem uma tendência menor a destruir objetos ou latir muito quando estão sozinhos. Já os pets que dormem no quarto com tutor tem uma frequência ainda menor de sintomas de ansiedade e agressividade. 

Explicação

Os cachorros sofrem muito com a separação. O ato de destruir coisas da casa ou até os próprios brinquedos, pode ser uma manifestação desta inquietação de estar longe do tutor ou até mesmo uma forma de chamar atenção. Como não sabem como expressar isso, acabam exteriorizando de forma radical descontando em objetos, latindo muito ou demonstrando agressividade em alguns momentos.
 

Devo deixar meu pet dormir comigo?
 

Essa é uma opção agradável para os animais de estimação e que também faz bem para muitos tutores, mas é uma decisão familiar de cada casa. Um tutor pode ter vários motivos para não permitir que um cachorro passe a noite dentro de casa. Avalie qual é o seu caso. Você pode apenas não deixá-lo entrar no quarto, criando um espaço para ele em algum outro cômodo. 

Apesar de ser cada vez mais comum que pets entrem e saiam de casa, se isso não é o que você quer e seu cachorro demonstra sinais de ansiedade e agressividade, você pode tentar o adestramento positivo. É uma técnica excelente, pautada no aprendizado com recompensa e que ajuda muitos tutores. Inclusive, você pode contatar um profissional através do aplicativo appegada.

Você é do time cachorro que dorme em casa ou acha que o pet tem que ficar para fora? Dê a sua opinião! Se o seu cãozinho dorme na sua cama, poste uma foto no app da appegada. Vamos adorar ver seu pet.