Como preparar o pet para o pós-isolamento? Saiba mais! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 29/06/2020 Dicas

Como preparar o pet para o pós-isolamento? Saiba mais!

Estamos passando muito tempo com os nossos pets durante o isolamento social, mas e quando tudo voltar ao normal?
Como preparar o pet para o pós-isolamento? Saiba mais!

Os especialistas em comportamento animal já estão alertando sobre como preparar o pet para o pós-isolamento. Desde março o Brasil está adotando o isolamento social ou distanciamento como uma medida preventiva contra o Coronavírus. Uma forma de amenizar os efeitos da pandemia que começou na China e se espalhou pelo mundo. 

 

O isolamento visa diminuir o número de contágio para não sobrecarregar o sistema de saúde. Então, a ordem é que, quem puder, deve ficar em casa. Mesmo que seja algo difícil, tem uma galerinha que está amando: nossos pets. Ficar em casa significa ficar com eles e isso muda muito o dia a dia da casa.

 

Como preparar o pet para o pós-isolamento

 

Essa mudança na rotina, por enquanto, é positiva para eles, mas e quando tudo voltar ao normal? É isso que tem preocupado alguns especialistas e tutores. Afinal, sabemos que os gatos e cachorros adoram compartilhar sua rotina e a separação pode ser algo, no mínimo, dramático. 

 

A separação após semanas de convivência pode causar um estranhamento no pet, levando-o a ter uma pequena mudança comportamental ou causar grandes problemas. Alguns veterinários afirmam que se a alteração da rotina for brusca, o pet pode se sentir inseguro, podendo deixar de se alimentar por sentir falta da presença do tutor. Em outros casos, eles podem fazer necessidades nos lugares errados, roer objetos da casa e ter outras atitudes para chamar atenção.

 

Então, preparamos algumas dicas para você conseguir preparar o pet para o pós-isolamento social. Assim, você vai poder voltar ao trabalho ou estudos sem grandes mudanças comportamentais. 

 

Tudo deve ser feito aos poucos, para que seja uma mudança gradativa. A ideia aqui é tornar a separação algo normal e aceitável, para que seu pet não se sinta inseguro quando estiver sozinho, pois você vai voltar. 

 
  • Evite levar ele junto quando for para o mercado e farmácia, mesmo que ele fique no carro.

  • Quando for usar o banheiro, não permita que ele entre junto. Será um pequeno momento de separação.

  • Em alguns momentos do dia, deixe ele sozinho em um cômodo ou isole-se, deixando a casa para ele. 

  • Deixe com ele um brinquedo que ele goste. Assim, ele vai fazer algo que gosta mesmo estando sozinho.

 

Comece fazendo estes exercícios com 05 minutos e depois vá aumentando. Faça sem pressa e nem exija muito do seu pet neste momento. Lembre-se que a mudança deve ser aos poucos para não causar insegurança ou problemas de separação. 

appegada

 

Já que estamos em isolamento e nossos pets são nossa companhia, que tal aproveitar o tempinho livre para navegar na maior rede social pet do Brasil? Temos um feed repleto de animais de estimação para você ver fotos, vídeos, comentar e compartilhar! Faça parte desta rede. Você pode baixar no seu celular Android ou IOS. Divirta-se. 

 

Esperamos que você consiga preparar o pet para o pós-isolamento. Depois conte como foi nos comentários!