Frequência ideal de ida ao veterinário: cuide do seu pet | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 22/06/2020 Saúde

Frequência ideal de ida ao veterinário: cuide do seu pet

Apesar do número crescente de animais de estimação em casa, um detalhe tem preocupado especialista: a taxa de tutores responsáveis que levam seus pets ao veterinário.
Frequência ideal de ida ao veterinário: cuide do seu pet

Existe uma receita de frequência ideal de ida ao veterinário? Assim como para nós, humanos, são diversos fatores que implicam na busca por um profissional da saúde. O que tem ocorrido é que muitos tutores têm deixado de procurar médicos veterinários para os seus animais de estimação. Quase sempre a desculpa é que o animal não adoece, mas existem doenças silenciosas e o agravamento pode chegar mais tarde. Entenda!

 

De forma geral, o brasileiro não compreende os benefícios da medicina preventiva. Com o aumento de adoções de pet, isso tem se refletido em como eles procuram veterinários para os seus animais de estimação. O Instituto QualiBest fez uma pesquisa que apontou que 34% dos donos de cães e 43% dos donos de gatos levam o pet para uma consulta menos de uma vez por ano ou sem nenhum tipo de compromisso com frequência.

 

Isso tem preocupado especialista, já que a medicina preventiva combate doenças silenciosas, melhora a qualidade de vida dos animais e é capaz até de prolongar a expectativa de vida de muitos deles. Um exemplo dos inúmero benefícios é em caso de tumores: os pets só apresentam sintomas quando o tumor já tomou conta do órgão. Ao estabelecer uma frequência ideal de ida ao veterinário, é possível descobrir e tratar com uma grande chance de cura. 

 

Então, qual a frequência ideal de ida ao veterinário?

 

Quando os cães e gatos são filhotes, eles têm uma tendência a ir mais ao veterinário. O profissional faz as primeiras checagens no consultório, depois indica as primeiras vacinas, sendo algumas obrigatórias e outras opcionais. Até os quatro meses de vida o pet irá voltar todo mês no veterinário para tomar essas vacinas. Além disso, irá fazer todo o tratamento contra pulgas, carrapatos e deve ser vermifugado. No sexto mês é hora da castração, após a cirurgia ele deve retornar para o veterinário confirmar se está tudo bem. 

 

A partir do primeiro aninho de vida, caso o pet esteja saudável, é recomendado o check-up anual. O veterinário faz os exames clínicos e, em caso de alterações, pode pedir exames laboratoriais. É possível fortalecer a dose de algumas vacinas e também prevenir contra pulgas, carrapatos e tomar novamente o vermífugo. Se o pet ficar doente neste meio tempo, não espere o próximo check-up leve imediatamente ao veterinário.

 

A frequência ideal de ida ao veterinário deve aumentar quando o pet fica idoso. O tutor deve sempre observar o gato ou cachorro, ver se está com dificuldade com as articulações, se está comendo menos ou se não está fazendo xixi e cocô como antes. São pequenos detalhes que quase sempre precisam de atenção e da opinião de um profissional da área da saúde pet! 

 

Cuidar de quem amamos é fundamental para viver a vida melhor. Não espere seu pet adoecer, comece a cuidar dele hoje mesmo.