Beber água é importante para os pets: entenda | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 15/06/2020 Dicas

Beber água é importante para os pets: entenda

Ok, beber água é importante para os pets, mas como posso incentivar o meu animal de estimação?
Beber água é importante para os pets: entenda

Sabemos da importância para nós, mas e para eles?

 

Você pode até saber que beber água é importante para os pets, mas o quanto você reflete sobre isso e toma medidas para melhorar o relacionamento do seu bichinho com o nosso bem mais precioso? Assim como aprendemos na escola, água é importante, é vida. Para nós, ir até a cozinha e encher um copo é algo totalmente corriqueiro, para o seu pet não é bem assim.

 

Boa parte do nosso corpo é composto por água. Isso não é novidade, mas você sabia que também é assim para gatos e cachorros? Eles precisam da água tanto quanto nós e a falta dela pode causar diversas doenças e até danos irreversíveis. 

 

Por que beber água é importante para os pets?

 

Esse líquido que sacia faz um bem inestimável para nós humanos, outros seres vivos e para a natureza. Faz parte de quem somos e, tomar água, é uma rotina comum. Fomos ensinados a buscar por água mesmo quando não estamos com sede, pois sabemos que faz bem. Os animais de estimação não são assim, seu instinto é procurar quando sentem sede, às vezes só quando sentem muita falta.

 

Ao adotar um filhote, é preciso estimulá-lo desde cedo a tomar água. Isso vai melhorar a qualidade de vida do bichinho e não irá prejudicar a sua velhice. Então, sim, beber água é importante para os pets e, entre outras vantagens, o consumo garante:

 
  • Transporte de nutrientes para as células do corpo;

  • Lubrifica as articulações;

  • Ajuda na digestão de alimentos;

  • Auxilia na absorção de vitaminas e minerais;

  • Hidrata;

  • Faz a limpeza e filtragem do organismo.

 

Teste de hidratação

 

O ideal é consultar o veterinário do pet para saber qual o nível de hidratação do animal e quais atitudes tomar para melhorar, quando necessário. Mas é possível fazer um teste rápido em casa:

 
  • Puxe um pouco da pele da nuca do pet, se a pele demorar para voltar ao normal, pode significar um grau de desidratação. 

 

Se você constatar a possível desidratação ou se você notar que seu animalzinho não consome água, procure um profissional para receber orientações para melhorar a ingestão de água. Acredite, isso vai poupar você e seu pet de um sofrimento futuro.

 

Melhorando o consumo de água

 

Mas então, como incentivar os bichinhos a consumirem mais água? As rações secas são excelentes para a nutrição animal, porém possuem pouca água ou quase nada. Uma opção é adicionar ração molhada na alimentação do seu gato ou cachorro. Se for um felino, isso é ainda mais importante, pois dificilmente eles tomam água e costumam ter muito problema urinário.

 

Ainda sobre gatos, existem algumas opções no mercado de fontes de água. Como eles não gostam de água parada, pode ser um grande estímulo. Já para os doguinhos, a dica é manter sempre a água fresca e limpa nos bebedouros. Trocar o líquido com frequência ao longo do dia e deixar em um lugar com sombra, ajuda muito.