Animais podem pegar coronavírus? Entenda o assunto do momento | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 27/03/2020 Saúde

Animais podem pegar coronavírus? Entenda o assunto do momento

Infelizmente, estamos vivendo uma pandemia do Covid-19. Saiba se seus pets podem pegar ou transmitir coronavírus.
Animais podem pegar coronavírus? Entenda o assunto do momento

A preocupação é geral neste momento tão difícil que o mundo está passando. Por isso, muitos tutores têm se perguntado se animais podem pegar coronavírus. É preciso se munir de informações e evitar as fake news que andam circulando na internet. O novo coronavírus se espalha rapidamente e a grande preocupação dos cientistas tem sido estudar o vírus para encontrar meios de combatê-lo. Até lá, a ordem é: fique em casa! 


Animais podem pegar coronavírus?


Cachorros e gatos podem contrair coronavírus, mas só de suas espécies. É diferente do Covid-19 e este coronavírus dos pets não pode ser transmitido para o ser humano. Desta forma, os pets não podem transmitir para os seus tutores e não há, até o momento, nenhuma evidência que algum animal de estimação tenha ficado doente com o novo coronavírus.

Então, o que se sabe até o momento é que o pet não pode propagar esta nova doença. É preciso proteger nossos animais de estimação de notícias falsas. Outra dica da appegada é acompanhar pesquisas! O novo coronavírus ainda está em fase de estudos. Já existem pesquisadores analisando a relação do vírus com os animais, os resultados devem aparecer aos poucos. Vamos continuar de olho nas informações e divulgando no nosso blog e redes sociais.


Quarentena com o pet


Muitos países já estão aderindo ao protocolo de isolamento e, aos poucos, os governantes estão decretando novas ordens de acordo com as atualizações dos casos. Se uma pessoa for infectada, ela precisa passar pelo período de quarentena e, em alguns casos, ficar mais duas semanas em casa para diminuir a chance de propagação do vírus.

A blogueira Pugliesi foi infectada no casamento da irmã. Recentemente ela compartilhou uma foto da sua quarentena na companhia de seu cachorro. A publicação levantou um grande questionamento no Brasil: animais podem pegar Coronavírus? A blogueira afirma na legenda que não. 

Realmente, não há evidências de que aconteça essa troca de contaminação. Entretanto, a revista Saúde, do grupo Abril, trouxe um artigo esclarecedor do médico veterinário Mario Marcondes, diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira de São Paulo. O profissional afirma que, independente da diferença do vírus entre humano e pet, a ordem é quarentena. Isso significa que a pessoa doente deve ficar isolada. 

O médico ainda afirma que, por se tratar de algo novo, a recomendação é que contato só deve ser feito com máscaras, luvas e higienização com álcool em gel. Isso significa que se você estiver com coronavírus, deve se higienizar antes de entrar em contato com seus animais de estimação, evitar tocar no olho e boca e, se possível, usar máscaras. 

Baixe o app da appegada para ver fotos de pets para ajudar neste período de quarentena. Qualquer mudança em relação ao novo coronavírus com animais de estimação, vamos procurar informar o mais rápido possível.