Dezembro verde alerta para o abandono de animais | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 17/12/2019 Notícias

Dezembro verde alerta para o abandono de animais

O mês está marcado como uma forma de conscientização contra o abandono de animais de estimação
Dezembro verde alerta para o abandono de animais

Pouco a pouco a pauta Dezembro Verde foi ganhando algumas cidades importantes no Brasil. Neste ano, em 2019, o movimento ficou ainda mais conhecido nas redes sociais, conquistou espaço na mídia e divulgação em diversos blogs do mundo pet. Toda essa agitação online tornou a pauta mais conhecida e gerou mais adeptos e agentes para agir na causa animal.  

Qual a motivação do Dezembro Verde?


O Dezembro Verde é uma campanha de conscientização contra o abandono de animais. A ideia nasceu em 2015, no Ceará, através de um ativista da causa. Este mês foi escolhido porque marca o início das festas e férias de fim e começo do ano. Do natal até o carnaval, o número de animais abandonados cresce consideravelmente. São pessoas e famílias que vão viajar e não pensam nos pets, apenas os deixam na rua, na estrada e expostos a riscos.

Estima-se que o abandono cresça cerca 70% nesta época do ano quando comparado com outros meses. Além dos dados, uma segunda motivação para a escolha deste mês é o Dia Internacional dos Animais, no dia 10 de dezembro. Já a cor verde vem da conexão com o meio ambiente. Todas estas relações apontam para uma unificação de pautas, algo que só deve agregar na luta pelos direitos dos animais. 

Desde 2015 a ideia vem se espalhando. Ativistas e ONGs abraçaram a campanha e tem divulgado em seus canais. Muitos municípios já aderiram o Dezembro Verde oficialmente, investindo em políticas de conscientização contra o abandono de animais para a população. 

Preocupação crescente com os animais de estimação


O mercado pet é um dos mais quentes da atualidade. Isso se dá pelo aumento constante do número de animais de estimação em casa. A preocupação com o bem-estar destes animais só tende a crescer. Recentemente, o Brasil deu início à discussão “Animal não é coisa”, um projeto que defende gatos e cachorros como seres passíveis de dor e que precisam de cuidados e proteção. A aprovação do projeto é um passo para estreitar ainda mais as leis de maus-tratos. 

Vale lembrar ainda que o abandono de animais é crime no Brasil. Também é crime maltratar, abusar e ferir. Dependendo do que for feito, o valor da multa ou detenção aumenta consideravelmente. Todos podem fazer uma denuncia para uma delegacia ou secretaria municipal responsável. 

Nesta onda de conscientização, é necessário lembrar que não se deve presentear ninguém com animais. Esta é uma das causas de abandono nas férias de fim de ano. Ao adotar um pet, você deve, antes de mais nada, querer um e se comprometer a cuidá-lo e protegê-lo. Espalhe e divulgue o Dezembro Verde na sua cidade e redes sociais!