Cachorro sonha e tem pesadelo? Saiba como acordar seu pet! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 01/11/2019 Saúde

Cachorro sonha e tem pesadelo? Saiba como acordar seu pet!

Assim como nós, os cachorros sonham. Alguns podem desenvolver um distúrbio e ter pesadelos. Saiba como identificar!
Cachorro sonha e tem pesadelo? Saiba como acordar seu pet!

Os sonhos são muito importante para nós humanos. Ele nos transporta e causa diversos sentimentos. Você já se perguntou se o seu cachorro sonha e tem pesadelo? O que isso representa para ele? Alguns tutores relatam caras e caretas e outros até comportamentos agressivos. Vamos falar sobre a diferença entre os sonos e o que fazer para ajudar seu pet.  

Cachorro sonha e tem pesadelo?

A resposta é sim! Eles sonham muito. Alguns fazem movimento de natação, mexem a boca, contraem o corpo e até fazem alguns sons peculiares durante o sono. É notável que estão, como costumamos dizer, “dormindo profundo”. Dificilmente vão notar a sua presença observando e podem acordar muito assustados com sons altos. 

Em contrapartida, alguns pets entram no sono REM, o estágio de sono e sonhos mais profundos, e começam a ter um comportamento bem diferente. Estes pets podem choramingar, emitir gritos de dor e até desenvolver uma certa agressividade como rosnar e se debater.  

Chamamos de pesadelo quando isso acontece conosco, mas, se isso ocorre com uma certa frequência com os pets, os veterinários especialistas em neurologia chamam de distúrbio do sono REM. É algo que acomete humanos e cachorros, mas as causas ainda são desconhecidas. A principal diferença é que os humanos desenvolvem este distúrbio na medida que envelhece, enquanto os cachorros tendem a ter ainda no primeiro ano de vida. 

É importante notar se o comportamento agressivo do pet continua depois que ele acorda. Observe se o cachorro acorda e começa a correr descontrolado, se ele começa a morder outras pessoas, pets ou machuca ele mesmo e se ele tende a perseguir e tentar pegar os humanos da casa. 

O que fazer?

Após fazer a diferença entre o sono e o distúrbio, tente observar o seu pet. Anote a frequência, grave vídeos do que achar fora do normal e leve para um veterinário para conversar sobre o que fazer para aliviar este quadro. Se você não conhecer um neuro pet, pode levar para o seu veterinário de confiança e ele poderá indicar o tratamento adequado ou um especialista. Caso os pesadelos não sejam recorrentes, você pode tentar o seguinte:
  • Acorde o cachorro conversando com ele, sem gritar ou fazer barulhos.
  • Evite colocar a mão no pet, pode acontecer um acidente. 
  • Tente fazer com que ele durma em um lugar seguro, onde não consiga se machucar. 
  • Não se desespere. 

Agora você sabe que cachorro sonha e tem pesadelo, alguns até mesmo um distúrbio do sono. O essencial é observar o sono do seu pet, seu comportamento e tentar dar uma vida saudável ao animal. Crie uma rotina de brincadeiras e passeios para que ele possa descansar tranquilamente e sentir que tem um laço próximo com seus tutores. 

Você sabia que os cachorros também pensam em problemas antes de dormir? Pois é, eles estão desenvolvendo nossas características. Para ler sobre isso, clique aqui!